Interessante

Grande Colisor de Hádrons é ligado pela primeira vez em dois anos

Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador do mundo, voltou a funcionar neste domingo, após dois anos de obras de manutenção e regulação e vários meses de preparação para a nova ignição.

Assim anunciou neste domingo mediante um comunicado o Centro Europeu de Física de Partículas (CERN), que especificou que hoje de manhã um feixe de prótons deu a volta ao LHC em um sentido, e pouco menos de duas horas depois, outro feixe fez o mesmo no inverso.

Em 24 de março, o CERN anunciou que colocar em funcionamento completo o grande colisor de prótons sofreria um atraso devido a um curto-circuito intermitente.

Os responsáveis afimaram que o tipo de problema encontrado era conhecido e que seu impacto seria mínimo na operação do LHC, que esteve parado dois anos, durante os quais foi submetido a uma minuciosa revisão técnica.

Hoje, fizeram circular uma energia de injeção e nos próximos dias, após a verificação de que tudo funciona corretamente, a energia irá aumentando paulatinamente.

A ideia é que cada feixe de prótons consiga circular a uma energia de 6,5 TeV (teraelectronvoltios), o que produzirá colisões a uma energia de 13 TeV.

Nesta nova etapa de operações, o acelerador melhorado poderá utilizar toda sua capacidade a favor da física no período compreendido entre 2016 e 2018, durante o qual pretende lançar luz sobre a composição da matéria escura.

O LHC é a máquina mais potente que existe, com ímãs condutores que funcionam por pilhas, e sua energia armazenada equivale à de um porta-aviões viajando a 43 km/ h ou à de um avião Airbus 380 voando a 700 km /h.

O acelerador tem a forma de um anel de 27 quilômetros de circunferência e se encontra dentro de um túnel localizado a cerca de 80 metros debaixo da terra, na fronteira da Suíça e França.

Para funcionar requer estar a uma temperatura de 217 graus centígrados sob zero, mais baixa que a do espaço, e que foi alcançada no final do ano passado.

Em 2012, o LHC permitiu realizar uma das maiores descobertas realizadas até o momento no mundo da física: demonstrar empiricamente o Bóson de Higgs, o que confirmou o modelo padrão no qual se baseia a física de partículas.

Fonte: GALILEU

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com