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Governo lança assistente de atendimento virtual para automatizar chamados de Tecnologia da Informação e Comunicação

Para melhorar a experiência do usuário e agilizar o atendimento, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic lança uma assistente de atendimento virtual (Chatbot) denominada “ADA”, que irá automatizar alguns serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC do Portal de atendimento.

A nova atendente virtual, “ADA”, é um sistema de automação de chamados, que é integrada ao portal de atendimento, e nesse primeiro momento irá automatizar, filtrar e direcionar chamados de cancelamento de documentos no Sistema Eletrônico de Informações – SEI. A ferramenta proporciona um melhor controle dos chamados, ao realizar a triagem do atendimento.

Para solicitar o chamado de cancelamento de documento no SEI, o servidor deverá acessar o Portal  de Atendimento de Tecnologia de Rondônia, ir em formulários, na seção assistência, procurar pelo serviço desejado e seguir o passo a passo.

O analista de dados, João Thomas, destacou que com a automação, é possível priorizar os chamados mais complexos, uma vez que os mais simples poderão ser automatizados. Desta forma, diminuirá o tempo de espera, focando na resolução de situações mais complexas. “Ou seja, torna o atendimento mais eficiente e produtivo, além de oferecer maior controle, segurança e celeridade durante o atendimento de chamados”, afirma.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho realizado pela Setic garante uma maior eficiência no serviço administrativo. “A Superintendência de TIC de Rondônia tem papel primordial na expansão da gestão de tecnologias, que melhoram e automatizam processos”, destacou.

O analista de Infraestrutura da Setic, Ives Lima, acrescentou que, conforme dados levantados, com a automação apenas do serviço de cancelamento de documento no SEI, o Estado pode alcançar uma economia de mais de R$ 60 mil anuais, e a meta é expandir os serviços que serão automatizados e consequentemente a economia anual. “O próximo passo do projeto será o aperfeiçoamento do sistema. Após a implementação é necessário acompanhar e realizar melhorias. Iremos estabelecer testes para determinar quais são os próximos serviços de TIC que serão automatizados. É necessário realizar análise da regra de negócio de cada serviço, pois diferentes serviços requerem diferentes formas de automação”, pontuou.

FONTE: SECOM/RO

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