Últimas

Governador Marcos Rocha ressalta importância do suporte necessário para que as oficinas de biojóias continuem sendo realizadas

Agevisa promove oficina de biojoias com foco na inclusão social em Porto Velho

Iniciou na segunda-feira (22), a II Oficina de Biojoias, evento voltado a um grupo de mulheres que passaram ou estão em tratamento contra a hanseníase, e que se estenderá até sexta-feira (26), e terá seu ápice no dia 7 de julho, quando será realizado o desfile com os artesanatos e demais materiais produzidos. As modelos serão as próprias integrantes do grupo Art’s BioHans, além das servidoras da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa e da Miss Rondônia 2023, Thamires Bennesby. O encontro aconteceu na Avenida Governador Jorge Teixeira, n° 491, Bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho.

A oficina, promovida pela equipe da Coordenação Estadual da Hanseníase, contou na abertura com a presença do diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, um incentivador do grupo. Ele se tornou fã dos trabalhos feitos pelo projeto BioHans desde a primeira edição, em dezembro de 2021. Na ocasião, suscitou a ideia de levar a oficina para municípios do interior. A segunda edição da oficina de biojoias tem participantes de Alta Floresta, Rolim de Moura e Ariquemes, além de Porto Velho.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância do investimento quanto ao suporte necessário para que as oficinas continuem sendo realizadas. “Dessa forma, o Governo vem proporcionando interatividade de ações voltadas ao acompanhamento quanto aos tratamentos, como também, ofertando apoio às atividades, que promovam o bem-estar destas pessoas”, enfatizou.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, “estamos preparando esse segundo desfile, para o dia 7 de julho, às 18h, em Porto Velho. E já pensamos no terceiro, que poderá ser realizado em dezembro”, adiantou, evidenciando ter outros projetos voltados à inclusão e enfrentamento ao estigma e preconceito”, consolidou.

PARCERIAS

A Organização Não Governamental no Brasil, representante nacional de uma ONG holandesa, que luta por um mundo livre da hanseníase e é uma das parceiras do grupo Art’s BioHans desde seu nascimento, nos anos 90, forneceu todo o material para a confecção das biojoias, como furadeiras de bancada, lixadeiras, esmeril, enfim, todo o necessário para a fabricação dos colares, anéis, dentre outros. Neste viés, outros parceiros estão aderindo ao projeto, oferecendo, inclusive, espaços para exposição dos artesanatos e o local para o desfile, que será realizado no dia 7 de julho.

O objetivo da programação é fortalecer a temática da hanseníase, realizando troca de experiências, criação de vínculo e identificação de lideranças, com foco na inclusão social e enfrentamento ao estigma entre pessoas acometidas pela hanseníase.

A psicóloga Edna Botelho, da Coordenação Estadual de Hanseníase, da Agevisa, é a responsável pela assessoria da oficina, que conta ainda com Cristiane Oliveira Nunes, contratada pela ONG como instrutora de artes e design, e colaboração de outros profissionais; como a terapeuta ocupacional, Larissa Martins de Oliveira, da Policlínica Oswaldo Cruz, referência estadual em hanseníase.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com