Extra

Garimpeiros do rio Madeira foram massacrados por gestões Lula e Bolsonaro

Operações com uso excessivo de força se repetem há anos

A recente operação da Polícia Federal no rio Madeira reacendeu o debate sobre a forma como os garimpeiros são tratados pelas autoridades federais. Frequentemente, as ações seguem à risca a letra da lei, mas com métodos e táticas normalmente reservados ao combate de criminosos perigosos.

É importante frisar que a atuação rigorosa da Polícia Federal contra os garimpeiros não é exclusividade do governo Lula (PT). Operações semelhantes ocorreram também nas gestões Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

Para se ter uma ideia, em novembro de 2021, uma grande operação destruiu mais de 130 dragas que atuavam no rio Madeira. O impacto foi tamanho que prefeitos de cidades afetadas recorreram a Brasília em busca de apoio, mas nada mudou: as operações prosseguiram nos anos seguintes.

O garimpo no rio Madeira é um tema sensível. Envolve legislação ambiental e crimes diversos relacionados à atividade, mas também representa emprego, renda e oportunidade para muitas pessoas que não teriam outra fonte de subsistência.

O fato é que não há ideologia política quando se trata de operações contra os garimpeiros. A destruição de dragas, prisões e uso de força desproporcional seguem um padrão independente de quem esteja no comando do Palácio do Planalto.

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com