Em 2005 foram repassados mais de R$ 29 milhões, em valor de hoje, a programa cultural
A Federação de Futebol da Alemanha informou que está investigando o pagamento de 6,7 milhões de euros (R$ 29,3 milhões, em valores atuais) feitos à Fifa em 2005. A transferência, em abril daquele ano, foi para o “programa cultural” da entidade que rege o futebol no mundo. Mas a DFB (sibla em alemão da federação do país) admite “ter consciência” de que o dinheiro pode não ter sido usado para seu propósito inicial. No entanto, não foram fornecidos mais detalhes da investigação.
A federação agora apura se o montante pode ser recuperado. A informação foi dada como parte do processo em que a DFB investiga sua relação com a Fifa e o procedimento de escolha da sede da Copa do Mundo de 2006, que foi disputada na Alemanha. Segundo a DFB, “não há evidência de irregularidades” nem indícios de que votos a favor da candidatura vitoriosa da Alemanha a sede do Mundial tenha sido comprados.
A reposta da DFB foi a partir da provocação feita por veículos de mídia, que levantaram a suspeita de corrupção. “O pagamento não está ligado à escolha da Alemanha como sede do Mundial de 2006, ocorrida cinco anos antes”, assegurou a DFB. Segundo a federação, a investigação foi feita com ajuda externa. E não há ainda um resultado final “devido ao fato de que a apuração continua”.
Fonte: oglobo
Add Comment