Eventos

16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021 em Naviraí (MS) apresenta os primeiros lotes de animais com pai identificado

Com 357 machos não castrados e terminados em confinamento, chegou ao fim a 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021, realizada nos dias 22 e 23 de setembro, no frigorífico Friboi de Naviraí (MS). A etapa foi a primeira a receber lotes de animais com pai identificado. Novidade deste ano, o campeonato Melhor Lote de Animais com Pai Identificado conta com premiação especial. O vencedor será conhecido ao fim do calendário.

A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em conjunto com a Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore (ASCN).

“Os pecuaristas participantes nos apresentaram machos pesados, jovens e com ótimo acabamento de gordura: 99,7% deles possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade), sendo que 78% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Além disso, 91% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, levando ao peso médio de 21,5 arrobas. Também observamos cobertura de gordura mediana em 87% dos machos”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB.

A vencedora do campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos foi a Colpar Participações, da Fazenda Dois Irmãos (Naviraí/MS). Com a Medalha de Bronze recebida na etapa de Barra do Garças (MT), essa é a segunda medalha da Colpar nesta edição do Circuito. Além disso, o criatório também recebeu Medalha de Ouro na etapa de Naviraí em 2020.

A Medalha de Prata foi para a Fazenda Boa Vista (Nova Andradina/MS). Já a Medalha de Bronze foi entregue para Daniel Martins Filho, da Fazenda Proteção (Rio Brilhante/MS).

O primeiro criatório a apresentar lotes de animais com pai identificado no Circuito Nelore de Qualidade 2021 foi a Fazenda Boa Vista (Nova Andradina/MS), que conta com a coordenação e gestão de Douglas Rodrigues, da assessoria Suporte G. Foram dois lotes com pais conhecidos: o primeiro com 16 machos filhos do reprodutor Okinawa do SNI (SNI9407) e outro lote com 34 filhos do reprodutor Kamikaze do SNI (SNI8959).

“Todos os animais dos dois lotes tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). Desses, 70% possuíam dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Além disso, todos pesaram mais de 18 arrobas, o que deixou a média em 22 arrobas, e 96% dos machos tinham cobertura de gordura mediana”, completa Locateli.

“Crio Nelore há 33 anos e o que fez muita diferença em minha criação foi quando passei a fazer o uso da ultrassonografia. A utilização desta tecnologia proporcionou melhorias em nosso gado. Reprodutores como Kamikaze e Okinawa, que comprovadamente ajudam os criadores a melhorar a produtividade, nos deixam muito felizes, pois cooperar com a evolução pecuária é e sempre foi nosso principal objetivo”, destaca Shiro Nishimura, proprietário dos reprodutores e da Fazenda Araponga.

“Ficamos muito satisfeitos com estes animais. Eles renderam carne de extrema qualidade, pois tinham como característica ótimo rendimento de carcaça. Eles chegaram no patamar planejado, desde a seleção dos reprodutores, utilizando como base a ultrassonografia de carcaça”, pontua Liliane Suguisawa, diretora na DGT Brasil.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com