Mais de 17 escolas do Estado Estaduais foram selecionadas para representar Rondônia no Projeto “A Árvore” 2022-2025
Mais de 15 escolas da Rede Estadual de Ensino, foram selecionadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, para representar Rondônia no Projeto “A Árvore”. O programa tem como objetivo engajar as crianças na construção do maior desenho colaborativo do mundo e, por meio da arte, promover a sustentabilidade, conhecimento sobre direitos humanos e cidadania entre os estudantes.
A iniciativa, que conta com a participação de mais de 90 mil crianças em 70 países, já está acontecendo nas escolas do estado de Rondônia. A estimativa é que haja a participação de mais de 6 mil estudantes, na construção de uma grande árvore com folhas preparadas por eles.
Essa metodologia participativa tem duas funções principais: transmitir aos alunos um sentimento de pertencimento à humanidade e sensibilizar os estudantes com a leitura e atividades a partir dos livros “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Azul e Lindo: Planeta Terra Nossa Casa”.
Para a chefe do Núcleo de Arte e Cultura Escolar – Nace, Sabrynne Sena, o Projeto “A Árvore” possibilita às comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, escolas dos campos, escolas das cidades, a construção deste projeto a nível mundial que conecta diferentes culturas, lugares e pessoas.
Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, é importante promover o conhecimento sobre os direitos humanos, além de garantir a cidadania e a promoção da sustentabilidade para os estudantes.
PROGRAMAÇÃO
- 2022– Bioma Amazônico + Rio de Janeiro
- 2023– Bioma Pantanal + Bioma Cerrado
- 2024– Bioma Caatinga
- 2025– Bioma Mata Atlântica + Bioma Pampa
- Encerramento: Exposição “A Árvore: Biomas Brasileiros”
No encerramento do projeto, em 2025, a proposta é a realização da exposição referida, em data e local a serem definidos, reunindo a produção de todas as crianças participantes.
SOBRE O PROJETO
O projeto “A Árvore”, idealizado pelo Acervo Otávio Roth e realizado com o apoio da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – Abrinq, é uma instalação de arte interativa, que percorrerá 70 países por meio da linguagem universal do desenho, compondo uma peça única do desenho.
A ação visitará, pelo menos, dez estados brasileiros, engajando 25 mil alunos e 800 professores, sendo mais de 6 mil estudantes e mais de 100 professores em Rondônia.
A ideia foi inaugurada na Escola da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 1990.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment