Cerca de 3 quilômetros de canais foram limpos em 2023
Com a chegada do período chuvoso, os reflexos do grande volume de lixo jogado indevidamente nos canais de Porto Velho começam a aparecer. Um exemplo da prática é o lixo retirado do canal localizado no bairro Lagoinha, entre as ruas Itapagé com Jurucundá, serviços feitos pelas equipes da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), que faz esse trabalho recorrente. Entre o lixo encontrado estavam objetos como garrafas pet, caixas de papelão, centenas de embalagens de marmita, caixas de leite, sacolas plásticas e até um bebedouro.
“A limpeza dos canais é um trabalho feito de forma contínua, justamente para termos um resultado melhor do escoamento da água das chuvas quando chega o inverno amazônico. Porém, isso não tem sido possível por conta da falta de consciência de algumas pessoas. A coleta de lixo é feita na nossa cidade regularmente, não é difícil fazer o descarte do lixo doméstico, mas alguns preferem jogar nos canais sem entender que quando ficam entupidos, não permitem o escoamento da água, o que causa os alagamentos”, explica o secretário de obras, Diego Lage.
Durante 2023, foram limpos cerca de 3 quilômetros de canais em toda a capital. De janeiro a março, ainda no período chuvoso, oito canais foram limpos por equipes da Semob, o equivalente a 1,7 quilômetro de canais. Nesse período foram limpos os canais nos bairros São Francisco, Lagoinha e Três Marias. Os trabalhos foram retomados no mês de maio, quando mais 500 metros de limpeza foram executados. Já entre os meses de junho, julho, agosto e setembro foram feitos aproximadamente mais 670 metros de limpeza.
“É importante salientar que o normal seria retirarmos de dentro dos canais o que é da própria natureza, como excesso de barro, galhos de árvore e afins, mas sempre encontramos essa grande quantidade de lixo. Por isso ressaltamos que as pessoas que forem flagradas ou denunciadas ao realizar essa prática podem ser penalizadas pelo Departamento de Postura, responsável por estas autuações no município”, disse o secretário.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment