Teia Digital

Encontro regional norte de História da Mídia – por Silvio Persivo

Inclusive a forma de mudar. “A única coisa que não muda é que tudo muda” (Heráclito).

REGULAMENTADA LEI PARA CULTIVO DE FLORESTAS

Na terceira edição do seminário “Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio”, no município de Vilhena, encerrado na última sexta-feira,  o governador Confúcio Moura sancionou a lei que regulamenta o cultivo de florestas para a exploração comercial. O seminário, realizado pelo Governo de Rondônia, tem como objetivo difundir uma nova vertente econômica. Uma iniciativa que apresenta ao setor produtivo as vantagens e o caminho para que a floresta plantada se popularize. Para governador Confúcio Moura, no momento em que a economia nacional necessita de otimismo e caminhos para a estabilização, Rondônia faz ‘uma pregação profética’. “Estamos anunciando que há um caminho para preservar a natureza e ganhar dinheiro: plantar florestas”. O que Rondônia faz, agora, segundo o governador, é apresentar bases atrativas para o setor madeireiro, que já existe, mas, precisa ser ampliado. “Temos uma legislação moderna, que veio da inspiração do produtor e dos engenheiros florestais. É o que há de mais moderno no país”, acrescentou. Ele destacou existir infraestrutura para atender a produção. “Temos boas rodovias, estradas vicinais trafegáveis e 600 máquinas para fazer os serviços necessários. Há, ainda, o rio Madeira como outra vertente para o transporte”.

ENCONTRO REGIONAL NORTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA

Destinado a pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, o 4º Encontro Regional Norte de História da Mídia (Alcar) será realizado nos dias 19 e 20 na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco.  A Universidade Federal de Rondônia, por meio de Allysson Martins e Sandro Colferai, professores do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, estará  presente entre os convidados desta edição,​ cujo tema​ é​ “Mídias, fluxos migratórios e diásporas”. Além de palestra e de mesa-redonda, os professores coordenam o Grupo de Trabalho sobre História da Mídia Impressa.

 EXPOSIÇÃO DE ARQUEOLOGIA CHEGA AO FIM

Encerra-se neste domingo, 15, a oportunidade de visitar a exposição “Arqueologia no Alto Rio Madeira” aberta à visitação gratuita na praça principal do Porto Velho Shopping, em estande da Santo Antônio Energia. Lá estão expostas algumas das peças resgatadas nos mais de 50 sítios arqueológicos identificados na área da Hidrelétrica Santo Antônio.

PLANEJAMENTO PREVÊ CORTAR 4.000 CARGOS COMISSIONADOS

O novo titular do Planejamento, Romero Jucá, afirmou na sexta-feira (13) que o governo pretende cortar 4.000 cargos de confiança e funções gratificadas até o dia 31 de dezembro deste ano. Ele concedeu entrevista ao lado dos ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil e Ricardo Barros, da Saúde e foi taxativo ao dizer que “Nós vamos rever a estrutura organizacional dos ministérios. Alguns já foram, em tese, encerrados ou recepcionados por outros ministérios. Isso implica num ajuste de estrutura organizacional”. O ministro também afirmou que os cortes poderão ultrapassar os 4.000 postos e contemplarão ainda empresas e bancos públicos, como a Petrobras, Banco do Brasil e BNDES. Segundo ele, bancos e empresas também estão sujeitos ao que chamou de “novo ordenamento de comando”: mais simples e direto. “O poder público deve servir à sociedade, gastar menos com meio e mais com a atividade-fim”, diz.

 NÃO TEM MILAGRE POSSÍVEL

Efetivamente não é a simples mudança de Dilma para Temer que irá resolver os problemas do país. Nem Henrique Meirelles, que não tem nem sequer a aprovação de todos, vai tirar alguma mágica da cartola que resolva os problemas econômicos brasileiros. Não se pode esperar, aliás, muito de Temer. O que se espera mesmo é que dê um direcionamento ao governo e controle as contas públicas para que as coisas possam retomar o caminho da normalidade e se possa ter mais esperança no futuro. Com a terra arrasada que Dilma deixou, porém, os dois anos que faltam de mandato serão apenas para recuperar o tempo perdido e criar condições para podermos crescer mais no futuro.  É preciso só mesmo criar estabilidade e fazer o dever de casa.

LUCRO DOS BANCOS CAI 20% NO 1º TRIMESTRE

Um levantamento da Economatica, consultoria de informações financeiras,  que considera o lucro líquido, em valores nominais, de 13 bancos (Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, ABC Brasil, Banco Pan, BTG, Banestes, Banrisul, Daycoval, Finansinos, Parana e Pine) revela que o lucro deles caiu 20% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2015. O resultado, de 14,18 bilhões de reais, é o pior desde o terceiro trimestre de 2014.  O lucro do Banco do Brasil foi o que apresentou a queda mais acentuada, de 60,2%, passando de 5,81 bilhões de reais em março do ano passado para 2,31 bilhões em março deste ano. O Itaú Unibanco teve uma queda de 9,5% nos ganhos, para 5,1 bilhões de reais. O Bradesco teve um recuo de 5,3%, para um lucro de 4,1 bilhões de reais. A Caixa Econômica Federal, que não tem capital aberto e ficou de fora do levantamento, teve uma queda de 45,9% no lucro no 1º trimestre, com ganho de 838 milhões reais. Em junho do ano passado, os bancos registraram o seu melhor momento, com 19,08 bilhões de reais de lucro no trimestre. A queda entre junho do último ano e março deste ano é de 25,7%.

 

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress