Até sem pagar me dá náuseas. “A simples ideia de pagar U$ 110 dólares por hora para deitar num divã e falar de mim mesmo é de vomitar” (Billy Wilder).
SERVIDORES DO MP/RO SÃO HOMENAGEADOS
Nesta quarta-feira (10/4), os servidores do Ministério Público de Rondônia, Aldenor José Neves, Diretor de Orçamento e Finanças, e Sebastião Maia da Silva, Auxiliar de Manutenção, foram convidados a comparecerem ao Gabinete do PGJ para receberem uma homenagem. O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, homenageou OS dois servidores com a locomotiva em miniatura alusiva aos 40 anos da instituição, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ambos ao longo dos anos, cada um em sua área de competência. Na ocasião, além de elogiar o trabalho dos dois, como exemplos de abnegação e dedicação aos demais servidores do MPRO, também destacou que a instituição depende muito do trabalho de cada um. “Os senhores são exemplos de companheiros, de colaboradores, e fica nosso sentimento de agradecimento por toda a entrega, história e amizade em todos esses anos de serviço dedicado ao Ministério Público e obviamente à sociedade”. O servidor Aldenor José Neves, professor de Economia aposentado da UNIR, referência na área de gestão e finanças, disse estar emocionado, e muito feliz com o reconhecimento pelos 20 anos de trabalho no MP. “Da minha parte, agradeço muito. A gente se sente histórico aqui no Ministério Público. Esta lembrança é um ganho que não dá pra mensurar, pra registrar na minha vida, na vida da minha família”.
CÉUS ABERTOS APOIA ALTERAÇÃO DO CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONAÚTICA
Nesta última novamente na terça-feira (09), na sede da Fecomércio em Porto Velho, aconteceu mais uma reunião da comissão, formada por entidades da sociedade civil organizada, denominada de Céus Abertos com o objetivo de buscar de soluções para resolver a o isolamento aéreo e o alto custo das passagens vivenciado por Rondônia e outros estados da Região Norte do Brasil. A Comissão Céus Abertos é composta por representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio),Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (SebraeRO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguro (Sincor AC/RO), Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia (Singaro), Conselho da Mulher Empreendedora (CMEC), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Rondônia (Sinepe) e da Associação de Jovens Empresários de Rondônia (AJE/RO). Conforme explicou o representante da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER) na Comissão, Valdir Vargas, “Hoje a Comissão Céus Abertos tem o objetivo de arregimentar apoio para a aprovação do Projeto de Lei nº. 539/2024, na Câmara, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica. A alteração permitirá que companhias aéreas estrangeiras possam atuar no espaço aéreo da Amazônia legal, com transporte de pessoas e cargas. Acreditamos que teremos sucesso, uma vez que a comissão tem crescido, com a adesão de novas entidades. Entendemos que uma maior abertura do mercado aéreo da Região Amazônica, para outras companhias, é a melhor solução. Uma vez que aumentando a competitividade, teremos maior oferta de voos para atender a demanda, melhorar os serviços e garantir melhores preços”.
CREDENCIAL PARA IDOSOS E DEFICIENTES
Até o próximo dia 15 de abril, a Prefeitura de Porto Velho vai emitir credenciais para estacionamento em vagas reservadas para idosos e Pessoas com Deficiência (PcD), gratuitamente, no Porto Velho Shopping. A ação, que inclui uma grande campanha educativa de conscientização, está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), que em parceria com o empreendimento, facilita o acesso da população ao benefício assegurado por lei. Uma sala foi montada, especialmente, no acesso F do shopping para emissão do documento. O atendimento funciona todos os dias, incluindo os finais de semana, de 15h às 21h. Credenciais de idosos acima de 60 anos e PcD tem validade de cinco anos. Para a emissão da credencial no PVH Shopping são necessários documento pessoal com foto, comprovante de residência e laudo médico (no caso de PcD. O esforço é louvável, mas, sinceramente, trata-se de mais uma exigência que mostra como nossa sociedade é burocrática. Que a pessoa é velha ou tem algum problema, na grande maioria dos casos, é evidente. Então, para uma pessoa que já tem problemas é sempre problemático ter que arranjar uma porção de outras coisas e se deslocar para comprovar sua condição. Coisas da burocracia que exige de quem tem direitos comprovar que tem. É coisa nossa! É coisa nossa!
EMPRESAS JÁ ABERTAS NO BRASIL PASSAM DE 60 MILHÕES
Uma pesquisa da BigDataCorp, líder em análise de dados na América Latina, revela que o Brasil ultrapassou 60 milhões de Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJ) registrados ao longo da história do país. Hoje, 36,35% desses registros estão ativos, ou seja, 21.810.000. Isto indica que muitas empresas nascem e morrem o quem mantém o ecossistema empresarial em constante renovação. A maioria das empresas ativas são Matrizes, com 94,50%, e apenas 5,50% são Filiais. Os dados são de abril de 2024. De longe a predominância é das Micro Empresas (ME) representam 77,9% do mercado, e a maioria delas são empresas individuais (MEIs), que somam 75,62%. Tirando os MEIs, a maioria das empresas tem dois sócios. Isto mostra a importância dos pequenos empreendedores para a economia nacional. O capital social declarado pelas empresas ativas soma um total de R$ 21 trilhões. Este número representa o investimento dos empreendedores na economia do país, na forma do dinheiro investido para começar os negócios. Se olharmos para todos os 60 milhões de CNPJs, incluindo as empresas que já encerraram as suas atividades, este número sobe para quase R$ 185 trilhões.
Add Comment