Uma ferramenta lançada esta semana pelo governo federal permite baixar os eventos transmitidos pelos empregadores no eSocial. Isso inclui desde o cadastramento do empregado e do patrão, até a admissão, desligamento, remuneração do trabalhador e afastamento, entre outros. Ao final de cada arquivo transmitido, o empregador também receberá um recibo.
O empregador poderá realizar até 12 pedidos de download por dia. Os pedidos ficarão disponíveis para download no prazo de sete dias. Após esse prazo, essa consulta será excluída e o empregador deverá realizar novo pedido, caso necessário.
No caso das notas fiscais eletrônicas, a Receita Federal disponibilizou uma ferramenta de leitura. O eSocial, porém, não possui um leitor específico para esses arquivos, então o empregador ou o empregado que desejarem visualizar o arquivo baixado deverão utilizar outros leitores disponíveis online. Existem sites que convertem arquivos em XML para PDF, por exemplo.
O eSocial Download está disponível no acesso WEB do sistema (WEB Geral) para pessoas físicas e jurídicas. Os modos de tela simplificados, normalmente usados em celulares para economizar dados, não possuem essa ferramenta.
Apenas o titular ou responsável legal terão acesso ao menu Download. O acesso com procuração no perfil “eSocial WEB” será desativado a partir do dia 9 de novembro deste ano. Será disponibilizada em breve uma opção específica para delegar poderes no sistema de procurações do e-CAC.
Como baixar os arquivos
1) No menu do eSocial, clique em “Downloads” e depois em “Solicitação”:
2) Selecione o filtro desejado:
Add Comment