Teia Digital

Empreendedorismo forçado gera recorde de MEI – Por Silvio Persivo

É preciso domesticar a selva. “Neste momento, a internet é como o velho oeste e estamos passando por um processo civilizatório no qual temos que torná-la mais habitável” (Carisa Velez). 

XV JORNADA CIENTÍFICA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A Comissão Organizadora da XV Jornada Científica de Administração Pública (JORNAP) divulgando que o seu evento ocorrerá entre 14 a 19 de junho de 2021 de maneira virtual através de videoconferências em seu canal do YouTube. O evento tem como objetivo debates e reflexões sobre temas emergentes e de ampla pertinência na agenda de pesquisa e se preza por um espaço de trocas de conhecimentos críticos. Por isto, busca disseminar os conhecimentos e o aprofundamento nos temas selecionados e a apresentação de trabalhos com finalidade de fortalecimento e articulação da rede de pesquisa. Para maiores informações acessar a página da UNIR ou enviar e-mail para JORNAP ([email protected]). 

AULAS DA UNIR RECOMEÇAM 

A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgando que a comunidade acadêmica e o público em geral podem participar da Semana de Acolhimento ao discente 2021, de 8 a 12 de fevereiro de forma virtual, cuja programação e acesso estão disponíveis no link https://www.unir.br/noticias_arquivos/29006_banner_programacao_acolhida_2021_03.pdf. A aula inaugural será da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, com inicio às 18: 30h desta segunda-feira (08). 

RONDÔNIA TEM A SEGUNDA MENOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO DO PAÍS

O secretário estadual de Finanças, Luís Fernando Pereira da Silva, ressaltou  que mesmo crise sanitária, a economia de Rondônia melhorou os seus indicadores econômicos a partir do 2º  semestre de 2020. Para ele, isto foi  resultado de um trabalho bem feito de enfrentamento da crise, com medidas para socorrer a população, incentivar as empresas, manter e melhorar a arrecadação e gerar empregos. E, para confirmar isto citou os dados da PNAD realizada para avaliar os impactos da Covid-19, do IBGE em 28 de janeiro de 2021, tendo como base novembro/2020, onde Rondônia tem a segunda menor taxa de desocupação do País (9,4%), ficando atrás somente do Estado de Santa Catarina. Os dados da PNAD-Covid-19 podem ser acessados no IBGE https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/trabalho.php.

APERTO FINANCEIRO DOS BRASILEIROS AFETA O CONSUMO 

Uma recente pesquisa da Hibou, em parceria com a Scoregroup, levando em conta o agravamento de casos da Covid-19, sobre hábitos dos brasileiros em 2021, com todas as faixas etárias, e mais de 1.600 brasileiros, entrevistados em formato digital, entre 27 de novembro de 2020 e 1º de dezembro, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília, Recife e Maranhão, mostra que teremos uma queda das atividades comuns, como churrascos (de 52% para 27%), parque com as crianças (de 30% para 16%), viagens para a praia (de 43% para 17%) e presença em bares com os amigos (de 31% para 5%). A pesquisa mostrou também o crescimento nas reformas das casas, que subiu de 10% para 17%, enquanto que o consumo de cerveja, nos domicílios, se manteve na faixa de 30%.  Neste início de ano, em termos financeiros, a vida dos brasileiros continua apertada por causa dos impostos, material escolar e gastos habituais do período. Com isto, no início de 2021, percebe-se que 63% se sente com o orçamento mais apertado, em virtude das contas extras de janeiro, um dado histórico para o período. Por outro lado, 31% acha que está igual aos outros meses do ano e apenas 6% se sente mais confortável financeiramente, com algum dinheiro sobrando do final do ano.

REJEIÇÃO AOS PREFEITOS CAIU ESTE ANO 

Já uma pesquisa do PoderData mostra que a rejeição ao trabalho dos prefeitos caiu para 17% no 1º mês de mandato. É uma queda de 13% em relação ao último levantamento, de agosto, 2 meses e meio antes da eleições municipais, quando, em média, 30% dos brasileiros rejeitavam a atuação dos chefes de Executivo. Este resultado, porém, deriva de uma melhoria sensível  nas avaliações regulares, que saltaram de 36% para 44% nos últimos 5 meses. Em termos de serem aprovados como ótimos/bons nada se modificou, pois, antes do pleito do ano passado, 32% aprovavam o trabalho dos prefeitos. Agora, são 34%, uma variação de 2%, o que está dentro da margem de erro. Os prefeitos do Norte estão na média nacional (34%). Já os do Centro-Oeste se destacam por serem os melhores avaliados, pois, 39% aprovam seu trabalho com apenas 7% de rejeição. 

EMPREENDEDORISMO FORÇADO GERA RECORDE DE MEI

O Portal do Empreendedor, do Governo Federal, divulga que quase 2 milhões de brasileiros viraram microempreendedores individuais (MEI) em 2020, com um total de 11,3 milhões de MEIs ativos em dezembro último.  É um recorde que não deve ser muito diferente de 2021 por conta da taxa de desemprego, que chegou a atingir 14,1%, ou seja,  14 milhões de pessoas no ano passado. Daí o aumento substancial do empreendedorismo por necessidade ou “forçado”,  quando se torna uma via compulsória por falta de empregos no mercado. Para o Sebrae, um terço das formalizações de 2020 foi de pessoas que empreendem por necessidade.  É MEI aquele que possui um pequeno negócio, gerido sozinho, ou com apenas um funcionário. Para se enquadrar nesta categoria o faturamento máximo anual deve ser de  R$ 81 mil.

AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress