O candidato à reeleição ao governo, Confúcio Moura, PMDB, apareceu em 2º lugar na pesquisa divulgada hoje, 08, pelo IRPE – Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística. Registrada no TRE, a pesquisa garante ampla vantagem ao candidato Expedito Júnior, (PSDB), que lidera com 31,4%, seguido por Confúcio Moura (PMDB) 21,8%, em terceiro Padre Ton (PT) com 17,5%, em quarto Jaqueline Cassol (PR) com 16,2%, e Pimenta de Rondônia pontuou 2,8%. Outros 10,3% não souberam responder.
Confira o Grafico
A novidade desta pesquisa em relação às anteriores realizadas pela mesma empresa, é o crescimento do candidato do PT, Padre Ton, que assumiu o terceiro lugar. Essa diferença, segundo o IRPE, é resultado do índice da capital em relação ao interior. Em Porto Velho Jaqueline Cassol tem apenas 12% das intenções de voto, enquanto Ton pontua 19,7%.
Confúcio Moura lidera no Vale do Jamari e tem expressiva votação em Ji-Paraná, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. Expedito lidera na maioria dos municípios. Para o Senado, Ivone Cassol (PP) lidera com 26,2%, seguida por Moreira Mendes (PSD) com 24,3%, em terceiro Acir Gurgacz (PDT) com 23,7%. Aloisio Vidal (Psol) pontuou 6%. Os três primeiros candidatos ao Senado estão empatados tecnicamente.
A pesquisa foi registrada no dia 01/09, sob o protocolo número RO-00030/2014, e realizada nos dias 04, 05 e 06/09. Foram ouvidos 1890 eleitores em 17 municípios de todas as regiões do Estado, através de amostragem sistemática e estratificada com aplicação de formulário em entrevista direta, in loco. O intervalo de confiança 95%, margem de erro 2%. A pesquisa foi feita por conta própria para fins de publicação na Revista Enquete.
Há poucos dias o IRPE publicou uma pesquisa onde Confúcio Moura e Expedito Júnior estavam tecnicamente empatados. Agora, a diferença é de praticamente 10 pontos percentuais à favor de Júnior.
Mesmo com o poder da máquina pública nas mãos, entregando títulos agrários de última hora e tentando vender a imagem do “dever cumprido”, Confúcio Moura parece não convencer mais.
Com a queda acentuada, a probabilidade de reverter a situação em menos de 30 dias de campanha torna-se uma tarefa complicada para o candidato.
Confúcio Moura está prestes a ser o primeiro governador a não garantir a reeleição em Rondônia. Os ex governadores Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP), conseguiram a façanha de voltar ao governo e foram parar no senado.
Fonte: http://vilhetaco.com.br/site/?p=3010
http://vilhetaco.com.br/site/?p=3010
meu p ton 13