Cidades

Em 2024, Porto Velho deu novo salto na frota de ônibus com mais qualidade, modernidade e conforto

Com a chegada de mais 50 novos ônibus, a frota do município passou a ser a mais nova e moderna entre as capitais brasileiras

O município de Porto Velho está em constante progresso. Uma mudança de cenário expressiva, comparada a gestões passadas. No âmbito do transporte público não seria diferente. O tempo de colapso e de serviço precário é passado. Só neste ano, foram adquiridos mais 50 novos ônibus. Com isso, a frota de Porto Velho passou a ser a mais nova e moderna entre as capitais brasileiras. A frota conta com 120 veículos, fabricados em 2020 e 2024.

Essa é mais uma estratégia de melhoria executada na gestão Hildon Chaves e uma grande conquista aos cerca de 60 mil usuários, que utilizam o transporte público, diariamente, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran).

NOVO PATAMAR

Com o processo de renovação e ampliação da frota de ônibus coletivo, Porto Velho sobe de nível, em cenário nacional. Um avanço que consolida o serviço de qualidade ao usuário. Antes, o sistema era colapsado e havia deixado até mesmo de operar, comprometendo a rotina de milhares de pessoas que dependem do transporte público. O serviço mais eficiente mudou a realidade e trouxe mais dignidade aos usuários porto-velhenses, que desde as primeiras horas do dia, utilizam o sistema de transporte para ir ao trabalho, aos comércios, passeios, entre outros serviços.

MODERNIDADE

Os novos ônibus que atendem a população são os modernos Apache Vip da Caio, que possuem embarque dianteiro e são divididos em dois tipos de chassis: de 17 toneladas, com lotação para 84 pessoas, e de 15 toneladas, que possui capacidade para 71 pessoas em média, conforme a configuração do salão interno de cada modelo. Com 12.735mm e 11.350mm de comprimento respectivamente, os ônibus foram projetados para que a operação seja otimizada.

Os veículos também possuem sistema de iluminação em LED, ar-condicionado e janelas com vidros totalmente colados na cor fumê, que proporcionam maior conforto térmico no interior dos veículos. Em todo o salão interno há pontos de tomadas USB para recarga de dispositivos móveis. Além disso, todos os Apache Vip saem de fábrica com preparação para a instalação de microcâmeras internas e externas, sistema wi-fi, receptor de GPS, rádio, validadores eletrônicos e catracas.

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Estofadas, as poltronas dos passageiros possuem unidades reservadas para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos. Os ônibus com acessibilidade contam com elevador e área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia.

A Prefeitura de Porto Velho também oferece o serviço de inclusão social, totalmente gratuito para pessoas carentes, que tenham mobilidade reduzida em seu grau mais severo, facilitando o acesso ao transporte público a usuários cadeirantes, e/ou com outras deficiências que dificultam o uso do transporte regular.

São dois micro-ônibus para atender pacientes que têm dificuldade de locomoção e precisam realizar atendimentos de saúde na nossa capital. Esses ônibus fazem o circuito hospitalar, passando por toda a cidade, transportando com dignidade e com respeito os pacientes que não poderiam ter acesso ao ônibus comum.

SUBSÍDIO

Outro importante suporte dado pela Prefeitura de Porto Velho, desde abril de 2021, é o subsídio ao transporte coletivo. Sem esse aporte, o consórcio responsável não teria como manter o serviço, em razão dos custos e da necessidade de proteção aos mais vulneráveis, que representam a maior parte dos usuários. No Brasil, 24 das 27 capitais aplicam algum tipo de subsídio no transporte urbano.

De acordo com estudos da Semtran, se não houvesse o subsídio para assegurar os valores atuais, o preço da passagem poderia chegar a R$ 10. Nas férias escolares, com a demanda reduzindo ainda mais, esse valor teria que ser ainda maior, para compensar os custos operacionais.

Com o subsídio, a prefeitura garante não apenas o funcionamento do serviço, mas o acesso às gratuidades e de quem precisa acessar o benefício da meia tarifa, como os estudantes, além da tarifa social a todos que utilizam o cartão ComCard.

INOVAÇÃO

A gestão municipal também trouxe inovação, por meio do uso de aplicativos CittaMobi e RecargaPay, para facilitar o acompanhamento do itinerário dos ônibus e as recargas dos cartões ComCard. É mais praticidade que chegou para os porto-velhenses, por meio da tecnologia.

O CittaMobi é o app da Companhia de Ônibus Municipal (COM) de Porto Velho, que permite aos usuários verificar as linhas que passam por um determinado ponto de embarque, além de mostrar o tempo de espera para o próximo ônibus. O app também fornece uma lista detalhada de paradas para cada linha, juntamente com um mapa que mostra a rota dos ônibus em tempo real. O aplicativo está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Já o RecargaPay é o aplicativo que a Prefeitura oferece recarga do cartão ComCard por meio digital, além de 5% de cashback para os usuários, através de um convênio com a plataforma de pagamentos. Uma forma prática de levar conveniência para os clientes, que poderão abastecer os seus cartões sem pegar fila, de qualquer lugar e em qualquer horário, por meio do seu smartphone.

AVALIAÇÃO DO SERVIÇO PRESTADO

Com o propósito de cada vez mais melhorar a qualidade do transporte, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtran, desenvolveu um questionário on-line, para pesquisa de satisfação. Essa é uma forma de obter a comunicação com o usuário e compreender os seus anseios, e dessa forma, a população possa contribuir com a otimização dos serviços de mobilidade urbana. Para ter acesso ao questionário, é só acessar o Portal da Prefeitura ou clicar aqui.

COMPROMISSO

Todo esse processo de transformação do transporte público em Porto Velho, reafirma o compromisso da prefeitura, sob a gestão Hildon Chaves, de proporcionar o melhor aos porto-velhenses. Uma mudança que tem gerado resultados positivos, tanto socialmente quanto economicamente para o município.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

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