Durante o período da pandemia causada pelo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) viu o número de pedidos de auxílio doença disparar. De acordo com o órgão, as solicitações passaram de 100 mil para cerca de 500 mil, no período de um mês.
Desde o ano de 2018, o INSS não registrava uma fila tão grande para a concessão do benefício.
No mês de março, quando se iniciou a pandemia, o prazo médio para a realização de perícia era de pelo menos 15 dias.
Após o avanço do coronavírus pelo país, a perícia não está mais sendo realizada de forma presencial e o tempo médio de análise também cresceu no mês de abril. Porém não foi informada a estimativa de prazo de espera.
Com o fechamento das agências na quarentena, o órgão mudou o processo para a solicitação do auxílio doença.
Agora, este é realizado totalmente online no site Meu INSS, ou no aplicativo. Com a apresentação de um laudo ou atestado médico junto que possam comprovar a solicitação do benefício.
Apesar do anúncio sobre a mudança ter sido feito no mês de abril, a concessão do auxílio está se iniciando neste mês, pois o órgão ainda estava adaptando a sistemática de concessão.
O atestado médico enviado para pedir o benefício, precisa cumprir as regras de:
- Estar legível e sem rasuras;
- Conter a assinatura do profissional emitente e o carimbo de identificação, com seu registro do conselho de classe;
- Ter as informações sobre a doença ou o Código Internacional da Doença (CID);
- Conter o prazo estimado de repouso necessário.
Todos os estados apresentados serão submetidos a uma análise preliminar pela Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência.
Como enviar o atestado pelo aplicativo Meu INSS
1) Acesse o Meu INSS, pelo gov.br/meuinss ou pelo aplicativo e selecione a opção “Agendar Perícia”.
2) Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”.
3) Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.
4) Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”.
5) Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento.
6) Na tela que se abre, clique em “Anexar”.
7) Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.
8) Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”.
OBS: Essa será a agência onde o benefício será mantido. O INSS ressalta que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente.
9) Marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.
10) Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.
FONTE: TERRA / FDR
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