E pior que nos querem convencer de suas narrativas como se fossemos imbecis. “Eles construíram o paraíso deles na sua terra e estão dizendo que o seu está no céu” (Nina Simone).
TRAJETÓRIA DA ADVOGACIA EM RONDÔNIA
Na noite da última sexta-feira, 11, principalmente os jornalistas, advogados e amigos do Carlos Araújo prestigiaram, na Livraria Leitura, do Porto Velho Shopping, o lançamento da segunda edição do livro ” Trajetória da Advocacia em Rondônia”, escrito por Araújo em parceria com Francisco Matias (In Memorian) e o advogado Hélio Vieira da Costa. Entre outros jornalistas presentes os da Confraria de 30+, Lúcio Albuquerque, Abdoral Cardoso, Montezuma Cruz, Léo Ladeia e Juscelino Amaral. Segundo Carlos Araújo, “A obra é resultado de dez anos de trabalho que passei na OAB, a gente fez uma pesquisa e depois disso o Dr. Hélio Vieira, quando presidente OAB, topou a proposta de fazer um livro, a gente fez uma edição, que saiu em 2016 e agora em 2024, fizemos uma segunda edição revisada e ampliada trazendo novos fatos”. O livro está à venda na Livraria Leitura e depois na internet, a partir da semana que vem, mas pode ser adquirir o livro, com o autor pelo 999-47-5050, WhatsApp.
PLANETA FOME, UM CURTA RONDONIENSE
O curta-metragem rondoniense “Planeta Fome” foi premiado no mercado de cinema Fomenta Cine, em Brasília, com o prêmio de distribuição pela Tarrafa Produções e será também exibido do mercado de cinema de Bogotá, como parte da programação do Festival Bogoshorts, que acontece em dezembro, na Colômbia. Aqui, nesta terça-feira, 15 de abril, às 20h, no Espaço Tapiri – Cinema da Floresta, em Porto Velho, fará sua estreia. O filme, ambientado num futuro “distópico”, propõe uma reflexão sobre desigualdade, escassez e resistência, a partir de uma mãe que.
perde o emprego e, com o filho Lucca, de 8 anos, é empurrada para a miséria. A sessão é gratuita, mas as vagas são limitadas. Pode-se agendar pelo link https://forms.gle/mssF5LL3NSNdkx1v8 ou chegar mais cedo no local de exibição.
CONCERTO DE QUINTAL, SONORIDADES DE PORTO VELHO
Outra estreia prevista é a do documentário Concerto de Quintal, um longa-metragem produzido pela Casa do Rio Filmes sobre as sonoridades de Porto Velho. Segundo divulgação dos produtores trata-se de um convite para refletirmos sobre as influências, ritmos, sons e musicalidades tão marcantes na nossa identidade. O lançamento será na quarta-feira, 16 de abril, às 19h, no Mercado Cultural de Porto Velho. Estão sendo tomadas medidas de acessibilidade para garantir a melhor experiência possível para o público.
PÁSCOA NO PARQUE
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), realizou a 1ª edição do evento “Páscoa no Parque”, que aconteceu no sábado (12), no Parque da Cidade, e se estende durante toda esta semana, até o domingo de Páscoa, dia 20. O evento, além da Páscoa, celebra também os primeiros 100 dias da gestão do prefeito Léo Moraes, com uma programação especialmente preparada para os porto-velhenses. Segundo o secretário da Semdestur, Paulo Moraes Jr., a iniciativa da Prefeitura, visa aproximar ainda mais a população do poder executivo municipal. “Todos são bem-vindos e a festa vai até o próximo domingo, dia 20, com muitas atrações para todas as idades. Convidamos a população de Porto Velho que venha prestigiar esta Páscoa no Parque, um evento pensado e realizado para todos”. São previstas entre outras atrações feira de artesanato, praça de alimentação, brincadeiras para as crianças, caça aos ovos de Páscoa e Jesus de Nazaré – Especial da Paixão.
ECONOMIA ESTAGNOU EM FEVEREIRO, SEGUNDO FGV
Segundo o Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a economia brasileira ficou estagnada na passagem de janeiro para fevereiro e apresenta indicadores de desaceleração nos últimos meses. O resultado de fevereiro (0%) é dessazonalizado, ou seja, foram excluídas as variações causadas pela época do ano, de forma que torna possível comparar períodos diferentes. Já em comparação com o mesmo mês de 2024, foi identificado um crescimento de 2,7%. No acumulado de 12 meses, houve alta de 3,1% no PIB. Para a coordenadora do estudo, economista Juliana Trece, a estagnação em fevereiro em comparação a janeiro é explicada pelo fato de os crescimentos na indústria e nos investimentos terem sido anulados por retrações no consumo, na agropecuária e nas exportações. Já o setor de serviços ficou estagnado no mês. E avaliou que “Esses resultados mostram que, apesar de alguns destaques positivos, há perda de força na economia, com retrações em componentes importantes do PIB”.
CRESCE CONSUMO DA SARDINHA EM SUBSTITUIÇÃO AO OVO
Nos últimos meses, o ovo vem sofrendo sucessivas altas de preço, o que impacta diretamente o orçamento das famílias, principalmente das que o usam como principal fone de proteína. Dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mostram que o ovo teve uma variação de 13,13% entre os meses de fevereiro e março. Isto faz com que os consumidores busquem alternativas mais econômicas, daí ter crescido o interesse pela sardinha em lata, que possui menor oscilação de preço e maior durabilidade, sem necessitar de refrigeração: até 5 anos, de acordo com a data de validade na embalagem. A sardinha, que é rica em proteínas de alto valor biológico, ômega-3, cálcio e vitamina D, tem um perfil nutricional comparável ao do ovo e ainda oferece outros benefícios à saúde. “A sardinha enlatada é um alimento muito completo. Além de ser fonte de proteína, é rica em gorduras boas e micronutrientes importantes para o organismo”, explicou Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). Além do ótimo custo-benefício, outro ponto positivo é a sua versatilidade. A sardinha pode ser consumida de diversas formas: pura, em saladas, massas, sanduíches e até mesmo em preparações quentes, como tortas e arroz de forno. Além disto, por ser enlatada, tem maior prazo de validade, o que facilita o planejamento das refeições e evita o desperdício.
Add Comment