Projeto visa incrementar as vendas no setor no período de pouco movimento
O comércio nas três principais regiões da capital, Zonas Leste, Sul e Centro, deve ter um incremento de 20% no volume de venda com a realização do Domingão da Oferta. Essa é a expectativa dos empresários do setor com o projeto idealizado pela equipe do prefeito dr Hildon Chaves, lançado nesta sexta-feira (23), pela Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
O projeto consiste na realização de campanhas de redução de preços em datas e locais distintas para atrair o consumidor. No centro comercial da Zona Leste (rua José Amador dos Reis) o evento será no dia 2 de julho, na zona sul (avenida Jatuarana), dia 9, e no Centro (avenida 7 de Setembro), dia 30.
Trabalhado em parceria com a Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondônia (CDL) e Instituto Mix, o projeto foi motivado por uma pesquisa sobre o comércio realizada pelo IBGE, que chegou ao conhecimento do prefeito.
PESQUISA
O estudo, que tem como referência o ano de 2016, aponta que após a data comemorativa do Dia dos Namorados, as vendas no comércio de Porto Velho têm uma queda que em média gira em torno de 0,7% a 0,8%. Essa redução abrange todo o período de que vai de meados de junho até setembro.
“Esse diagnóstico mostrou ao prefeito fragilidade nas vendas nesse período que pega todo o meio do ano. Preocupado com esse desaquecimento, o prefeito buscou uma alternativa para fomentar as vendas no comércio local e manter a economia aquecida”, explicou o subsecretário Júlio Siqueira, da Semdestur.
De acordo com os números da secretaria, cerca de 90% dos empresários do comércio das três regiões da cidade já aderiram ao Domingão da Oferta e estão comprometidos em reduzir os preços de seus produtos, como forma de atrair o consumidor, que em uma situação normal, não procuraria o comércio para fazer compras.
PARCERIA
A presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Porto Velho, Joana Joanora das Neves, parabenizou o prefeito Hildon Chaves pela iniciativa e pela preocupação que ele tem demonstrado com o setor e revelou que a CDL foi uma parceira de primeira hora do município, na realização da campanha promocional.
“Não poderíamos ficar de fora desse projeto. O comércio precisa de estímulo para se desenvolver e cumprir seu papel social na geração de emprego e renda. E isso só acontece se o setor estiver fortalecido. Empresário quer contratar, quer expandir seu negócio, mas sem incentivo ele não consegue nada”, observou.
Joanora Neves lembrou ainda que muitas lojas já fecharam as portas porque o proprietário ficou com as finanças estranguladas e não conseguiu pagar mais a carga tributária, o salário dos trabalhadores e os encargos sociais. “Nesse sentido, o Domingão da Oferta não deixa de ser uma luz no fim do túnel para muitos deles”.
“Queremos sim dar a nossa contribuição com a geração de emprego e renda, porque sabemos que na cidade não há grandes empreendimentos que asseguram a criação de novos postos de trabalho. Mas sozinhos não podemos fazer nada. Por isso essa parceria com a prefeitura é muito importante para nós”, avaliou.
Texto e fotos: Comdecom
Comunicação – Prefeitura de Porto Velho
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