Medida foi tomada por precaução. Comunicado da Casa Branca havia informado que o presidente dos EUA sentia fadiga e recebeu tratamento com antiviral em fase de testes.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi levado a um hospital nesta sexta-feira (2) após receber diagnóstico de Covid-19, informou a Casa Branca. Segundo o governo americano, a decisão pela entrada na unidade de saúde foi tomada como medida de precaução.
De acordo com Kayleigh McEnany, porta-voz da Casa Branca, Trump foi atendido no Centro Médico Militar Walter Reed, perto da capital Washington. Imagens da televisão americana mostraram o presidente caminhando, sem aparentar maiores dificuldades, até o helicóptero que o levou ao hospital. Poucos minutos depois, ele chegou à unidade.
A porta-voz também disse que Trump tem sintomas leves, trabalhou ao longo do dia e “permanece animado”. Comunicado divulgado mais cedo pela Casa Branca dizia que o presidente sentia fadiga e que ele recebeu uma dose de oito gramas de um coquetel antiviral ainda em fase de testes nos EUA, segundo a nota oficial.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Trump disse que “acha que está muito bem”. “Mas vamos ter certeza de que as coisas vão dar certo”, afirmou, sobre a ida ao hospital.
Trump disse ainda que a primeira-dama Melania Trump, também diagnosticada com o novo coronavírus, passa bem. Ela teve tosse e dor de cabeça, segundo a Casa Branca, mas não deu entrada no hospital (veja no fim da reportagem os sintomas da Covid-19).
De acordo com o governo, Trump trabalhará de dentro da suíte presidencial do hospital. A unidade, diz a Casa Branca, tem estrutura para que o presidente despache do quarto.
Dessa forma, Trump não precisou transmitir a presidência ao vice, Mike Pence. Ele também foi testado, mas recebeu resultado negativo para Covid-19.
O presidente recebeu um coquetel antiviral em fase de testes, segundo comunicado do governo divulgado antes de Trump ir ao hospital. Ele também tomou suplementos alimentares, um analgésico e um medicamento para proteger o estômago. O comunicado não menciona a hidroxicloroquina, medicamento que havia sido defendido por Trump no passado para uso contra a Covid-19.
“Ele está sendo avaliado por um time de especialistas e juntos vamos fazer recomendações ao presidente e à primeira-dama sobre os próximos e melhores passos”, diz a Casa Branca.
Ainda segundo o governo dos EUA, os demais familiares de Trump foram testados e receberam resultado negativo. Todos passam bem.
Coronavírus na Casa Branca
Trump e Melania anunciaram o diagnóstico positivo para coronavírus na madrugada desta sexta-feira, cerca de 48 horas depois de o presidente participar do debate com o oponente na disputa eleitoral, o democrata Joe Biden — que não contraiu a doença.
“Esta noite, Melania e eu testamos positivo para Covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos passar por isso juntos!”, postou Trump em uma rede social.
O casal Trump passou por exames ainda na quinta-feira depois de Hope Hicks, assessora do presidente americano, ter contraído o vírus.
A assessora esteve a bordo do avião presidencial com Trump na última terça-feira, para acompanhar a ida do presidente a Cleveland, cidade onde ocorreu o debate. Por causa do caso positivo de Hicks, Trump e Melania já estavam em quarentena antes de sair o resultado do teste.
Trump tem 74 anos e, de acordo com a rede americana CNN, é levemente obeso. Esses dois fatores o tornam mais suscetível a desenvolver sintomas graves da Covid-19.
Sintomas da Covid-19
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais sintomas da Covid-19 são:
Sintomas mais comuns:
- Febre
- Tosse seca
- Cansaço
Sintomas menos recorrentes:
- Dor de garganta
- Diarreia
- Conjuntivite
- Dor de cabeça
- Perda de paladar ou olfato
- Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Sintomas graves (com necessidade de atendimento médico imediato):
- Dificuldade em respirar ou falta de ar
- Dor ou pressão no peito
- Perda de fala ou movimento
FONTE: G1.COM
Add Comment