Campanha orienta sobre o tema e seus efeitos negativos, além da importância da erradicação do trabalho infantil
Dando seguimento à campanha de combate ao trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Trabalho e Emprego/RO e os Conselhos Tutelares, realizaram blitz educativa na BR-364, no distrito de Jaci Paraná, na terça-feira (20).
“O objetivo principal da campanha é educar e sensibilizar a sociedade sobre o trabalho infantil, seus efeitos negativos nas crianças e a importância de erradicá-lo. A campanha também busca incentivar ações concretas por parte de governos, organizações e indivíduos para combater o trabalho infantil em todas as suas formas”, explica o secretário da Semasf, Claudi Rocha.
Para reforçar as ações, o município conta com a reativação do “Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil”, que tem o apoio do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14). A reativação permite um trabalho integrado entre o município e órgãos fiscalizadores.
“Desde a reativação do fórum, tivemos reuniões para discutir a temática dentro dos ambientes de comércio e nas ruas, além de definirmos uma série de ações alusivas ao mês de combate ao trabalho infantil. Em breve, pretendemos realizar também o censo das crianças em condição de rua, com o apoio da Universidade Federal de Rondônia. A ideia é ter um diagnóstico próprio da região para, assim, podermos traçar estratégias bem-sucedidas”, informou a coordenadora do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), da Semasf, Anne Caroline.
CRONOGRAMA
Conforme o cronograma de ações de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil, na quinta-feira (22) haverá atividades com adolescentes indígenas Warao sobre “Aprendizagem”, e nos dias 22, 23 e 24 – Palestras educativas no Porto Velho Shopping.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment