Cidades

Dia Mundial do Coração: Programa Hiperdia oferece suporte para hipertensos e diabéticos em Porto Velho

Aumento da poluição do ar pode agravar os riscos para pessoas com problemas cardíacos, principalmente àqueles com hipertensão

Em 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração, data para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e dos cuidados com as doenças cardiovasculares. A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), desenvolve o programa Hiperdia, voltado para o atendimento e monitoramento de pacientes com hipertensão arterial e diabetes, duas condições que representam fatores de risco significativos para problemas cardíacos.

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma condição crônica que, se não tratada adequadamente, pode levar a complicações graves como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e até problemas renais.

No entanto, a doença é prevenível e pode ser feita por meio de uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras, com redução no consumo de sal, gorduras e alimentos processados. A prática regular de atividades físicas, o controle do peso, a redução do consumo de álcool e o abandono do tabagismo também são medidas que ajudam na prevenção da hipertensão.

Programa Hiperdia

Programa oferece acompanhamento gratuito para pessoas diagnosticadas com hipertensão e diabetesPrograma oferece acompanhamento gratuito para pessoas diagnosticadas com hipertensão e diabetes

O programa Hiperdia, executado pela Semusa, oferece acompanhamento gratuito para pessoas diagnosticadas com hipertensão e diabetes. Hoje, são 26.416 pessoas cadastradas para as atividades desenvolvidas, entre elas estão: acompanhamento periódico, com consultas médicas, exames laboratoriais, palestras educativas, orientação nutricional e distribuição gratuita de medicamentos quando necessário.

O atendimento pelo Hiperdia está disponível nas unidades básicas de saúde de Porto Velho. Coordenadora do Programa, a assistente social Soraya Dalboni explica que “o objetivo deste trabalho é garantir o controle adequado das doenças e prevenir complicações, reduzindo os riscos à saúde dos pacientes”.

Ela também recomenda às pessoas já diagnosticadas com hipertensão que sigam as orientações médicas de forma rigorosa. “Isso inclui o uso correto dos medicamentos prescritos, a realização de consultas regulares e o monitoramento frequente da pressão arterial. Além disso, manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos sob orientação médica são atitudes que contribuem para o controle da doença”, aponta Dalboni.

Atendimento pelo Hiperdia está disponível nas unidades básicas de saúde de Porto VelhoAtendimento pelo Hiperdia está disponível nas unidades básicas de saúde de Porto Velho

Para participar do Programa Hiperdia, os interessados deverão procurar a unidade de saúde mais próxima e apresentar documento de identidade, comprovante de residência e, se houver, exames anteriores que indiquem diagnóstico de hipertensão ou diabetes.

“Essa é uma data onde reforçamos à população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis e de buscar o acompanhamento médico regular para prevenção e controle da hipertensão. O programa Hiperdia está disponível para ajudar nesse processo, oferecendo o suporte necessário para quem vive com hipertensão ou diabetes”, finaliza Soraya.

Impactos da fumaça na saúde cardíaca

Porto Velho enfrenta, atualmente, um período de seca severa e aumento da poluição do ar devido às queimadas na região. Esse cenário agrava os riscos para pessoas com problemas cardíacos, especialmente para aqueles que já têm hipertensão, aponta a médica do Programa de Saúde da Família, Camila Freire.

Para participar do Programa Hiperdia, basta procurar a unidade de saúde mais próxima Para participar do Programa Hiperdia, basta procurar a unidade de saúde mais próxima

Ela explica que exposição ao ar poluído e a baixa umidade do ar torna mais dificultosa a respiração, e não permite uma boa oxigenação dos órgãos, principalmente coração e cérebro. Além disso, a temperatura elevada, ou seja, o calor excessivo, provoca um aumento dos batimentos cardíacos e com isso aumenta a chance dos picos hipertensivos, que é quando a pressão arterial se eleva.

“A orientação para todos os pacientes nesse período é evitar fazer as atividades físicas ao ar livre. Pode manter as atividades, mas de preferência, sempre que possível, realizar em ambientes fechados e climatizados. Outro ponto é utilizar a máscara quando estiver ao ar livre, na rua, para evitar a inalação da poeira e das partículas de fuligem. Aumentar a ingestão de líquido, principalmente a água pura, e criar o hábito da lavagem nasal, que é para também limpar o conduto nasal e ir retirando essas partículas, que elas também impedem que o ar entre pelas narinas”, recomenda a médica Camila Freire.

Orientações para hipertensos

A médica ainda aconselha às pessoas hipertensas para redobrar os cuidados durante este período crítico. “A gente pede sempre para não esquecer de tomar as medicações todos os dias no horário correto, criar o hábito de verificar a pressão e, se perceber alguma alteração naqueles valores normais, procurar um atendimento médico imediatamente. Manter os exames de rotina é outro ponto que merece atenção. Quem tiver com exames atrasados é muito importante buscar a unidade de saúde mais próxima para atualizar”, finaliza a médica.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress