Parlamentar faz apelo para evitar deslocamentos e custos a pacientes e ao serviço público.
Pela necessidade de descentralizar os serviços de endoscopia, evitando que os pacientes de São Francisco do Guaporé precisem se deslocar para outros municípios em busca desses exames, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), apresentou a Indicação N.º 10.060/2024, ao governo de Rondônia para que faça a aquisição de equipamentos para a realização de exames de endoscopia no endoscopia no Hospital Regional (HRSF) localizada naquele município.
A deputada defendeu a aquisição do equipamento como uma medida essencial para garantir a equidade no acesso à saúde. Atualmente, a falta desse recurso obriga os moradores da região a buscar atendimento em outras cidades, o que gera desigualdades e impede que todos tenham as mesmas oportunidades de tratamento e, em muitos casos, no agravamento das condições clínicas. “Essa situação impacta diretamente a qualidade de vida dos pacientes, que muitas vezes enfrentam limitações financeiras e dificuldades logísticas para acessar o serviço em outros locais”, contou.
“Além disso, a medida contribuirá para a redução das filas de espera em outras unidades de saúde, promovendo uma distribuição mais equilibrada dos recursos e serviços médicos no estado de Rondônia”, complementou Ieda Chaves ao lembrar que a facilidade no acesso dos pacientes aos exames proporciona mais rapidez e eficiência nos serviços em saúde.
Ieda Chaves lembrou ainda que, a solicitação está em plena consonância com os princípios constitucionais de universalidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que visam garantir acesso igualitário e de qualidade aos serviços de saúde. A aquisição dos equipamentos deve ser feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
População
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo de 2022, São Francisco do Guaporé conta com mais de 16.200 pessoas.
Foto: Rafael Oliveira
Foto: Maicon Mocelin
FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTA – ALE/RO DECOM
Add Comment