A prefeitura de Porto Velho aguarda a análise da proposta enviada ao Ministério da Saúde para receber emenda parlamentar do Deputado Federal Amir Lando (PMDB), no valor de R$ 1.000.000,00, para serem investidos nas Unidades Básicas da Saúde (UBS) e no Programa Saúde da Família da capital.
Assim que liberado, o recurso do parlamentar poderá ser investido na melhoria para o atendimento básico em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. A verba também será utilizada para compra de equipamentos e materiais permanentes como inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
Em seis meses de mandato na Câmara dos Deputados, é a segunda vez seguida que o Deputado Amir Lando destina um valor alto para ser investido na saúde. “Essa emenda precisa se transformar em benefícios para o povo. É minimizar o sofrimento das pessoas para marcar uma consulta, é ter o medicamento em dia e um tratamento digno e humano”, disse o parlamentar.
Amir Lando lembrou que essa emenda também ajudará no atendimento aos desabrigados da cheia do Rio Madeira. “Aquele primeiro atendimento ao paciente nas UBS é fundamental. As crianças, os idosos não podem ficar em filas por horas para serem atendidos no médico. Essa emenda vem justamente para tentar melhorar o atendimento”, explicou.
SAÚDE COM PREVENÇÃO No final de março, o Deputado Amir Lando conseguiu no Ministério da Saúde a liberação de mais de 630 mil frascos de hipoclorito de sódio para serem distribuídos às famílias atingidas pela cheia histórica do Rio Madeira. O hipoclorito é um poderoso agente desinfetante que ajuda matar bactérias e vírus presentes em água contaminada. A maioria dos frascos já foi distribuída pelo exército e pelas equipes do programa saúde da família. “Além do hipoclorito, consegui enviar também medicamentos específicos para o combate da leptospirose e da hepatite “A”. A ideia é prevenir toda essa gente de doenças causadas pela cheia”, concluiu Amir Lando.
vc sabe? Eu naum poderia deixar de rir quando li isso? Como ele me fez lembrar de um tempo quando eu fazia um relatorio na escola e o diretor sentou com migo e conversou bastante sobre este tema.