Ex-presidente e sua mulher seriam ouvidos nesta quarta-feira (17) em São Paulo
O Conselho Nacional do Ministério Público suspendeu os depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher Marisa Letícia, marcados para esta quarta-feira (17), no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Manifestações de grupos favoráveis e contrários ao ex-presidente eram organizados para acontecer diante do prédio do fórum.
A audiência foi marcada para que o promotor Cássio Conserino colhesse depoimentos sobre o apartamento triplex no edifício Solaris, no Guarujá. O promotor disse haver indícios de que os investigados usaram o imóvel de maneira que configuraria crime de lavagem de dinheiro. A decisão liminar vale até que o plenário do Conselho Nacional do Ministério Público analise o caso.
A liminar, concedida pelo conselheiro Valter Shuenquener de Araújo, a partir de pedido apresentado pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), foi publicada às 22h30 desta terça-feira.
Ao site oficial da liderança petista, o parlamentar acusou o promotor de extrapolar suas prerrogativas funcionais. “O objetivo da representação é pedir a suspensão da ação promovida pelo promotor, porque ela é ilegal. Ele não tem competência para fazer essa investigação. Por um lado, se está vinculada ao tema da Bancoop, a 1ª promotoria é a que possui a competência, e não a 2ª, onde ele está lotado. Além disso, ao tomar conhecimento de alguma irregularidade ele deveria distribuir a denúncia, mas não o fez. Então, ele está usurpando da condição de promotor natural”.
Fonte: R7
Add Comment