O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza no mês de fevereiro cursos on-line e presencias na área de literatura.
Confira a programação:
ON-LINE
Papéis soltos e livros de poesia
De 4 a 18/2, sextas, das 10h às 12h.
Grátis
O curso apresenta brevemente a história editorial da publicação de poesia no Brasil, dando ênfase aos anos de 1990 para cá, depois da editoração eletrônica. São apresentados alguns casos, com diferentes maneiras de compor originais, com vistas a prêmios, concursos ou para (auto)publicação. A exposição desses exemplos e a discussão sobre originais e livros pretendem ensejar trocas de ideias com os/as participantes.
Com Ana Elisa Ribeiro, doutora em Letras pela UFMG. Pesquisadora da edição no CEFET-MG. Tem livros por várias editoras brasileiras, para diversos públicos, além de atuar em curadorias e conselhos de prêmios e em casas como Peirópolis (SP) e Autêntica (MG).
Diversos 22: Modernismos Nordestinos
De 9/2 a 16/3, quartas, das 19h às 21h
Grátis
Os ecos da Semana de 22 alcançaram a cena cultural de várias partes do Nordeste antes que aquela década se encerrasse. Em alguns casos houve adesão ao ideário, em outros, resistência. Para além dos alinhados ou indiferentes, constitui-se ainda uma terceira categoria, a de criadores que desenvolveram expressões modernas em todos os campos, das artes à literatura, sem estarem necessariamente elaborando uma resposta a São Paulo.
Neste ciclo de seis encontros, ensaístas, críticos, historiadores, autores e autoras de diferentes linguagens discutem não apenas as singularidades regionais na primeira metade do século 20 como também as leituras dos muitos modernismos feitas por várias gerações do Nordeste em atuação nos nossos dias. Organização: Joselia Aguiar e Schneider Carpeggiani
Dia 9/2, 19h
Mesa 1 –Modernistas, modernos ou passadistas– Em um balanço crítico e histórico, reunimos especialistas que vão contribuir para pensar os casos particulares de modernismo no Nordeste, entre as adesões ao ideário de 22, as resistências e outras conformações. As discussões desse primeiro dia vão se concentrar em obras e contextos das primeiras décadas do século 20.
Participantes: Eneida Leal Cunha, João Luiz Azevedo, Maria Lúcia Pallares-Burke
Com leituras de Luna Vitrolira
Dia 16/2, 19h
Mesa 2- Ficcionistas-leitores do romance moderno– Em um formato de painel, este encontro reunirá autores e autoras em atividade hoje para falar de experiências pessoais como leitores e leitoras de nomes da ficção moderna da primeira metade do século 20, particularmente o do romance nordestino: Graciliano, Jorge, Rachel, Zé Lins e quem mais fez a cabeça de diferentes gerações.
Participantes: Christiano Aguiar, Luciany Aparecida, Marilene Felinto, Socorro Acioli
Dia 23/2, 19h
Mesa 3- Poetas-leitores da poesia moderna–Desdobrando o encontro anterior, que trouxe prosadores, este reunirá poetas em atividade hoje para falar de suas experiências pessoais como leitores e leitoras de nomes da poesia moderna engendrada na primeira metade do século 20, particularmente a nordestina. De Ascenso Ferreira a Jorge de Lima, Mario Faustino e Sosígenes Costa, chegando a João Cabral e outras referências.
Participantes: Alex Simões, Cida Pedrosa, Josoaldo Lima Rêgo, Regina Azevedo
Dia 2/3, 19h
Mesa 4 – Uma moderna tradição? –Neste encontro, a ideia é entender como a pesquisa de expressões da cultura popular, bem como o trabalho com questões ligadas ao tecido social –latifúndio, herança escravocrata, patriarcalismo – vão marcar a criação em diversos campos na segunda metade do século 20.
Participantes: Heloisa Buarque de Holanda, José Luiz Passos.
Palestrantes:
Com Luciany Aparecida, nasceu no Vale do Rio Jiquiriçá, Bahia. É doutora em letras. É autora de Joanna Mina (2021) dramaturgia que resultou do Edital Dramaturgias em Processos do Teatro da USP. Com a assinatura estética Ruth Ducaso publicou Florim (2020) e Contos ordinários de melancolia (2019), ambos pelo selo editorial paralelo13S.
Com Ronaldo Correia de Brito, contista, romancista e dramaturgo. Autor do romance Galileia, Prêmio São Paulo de Literatura/2009. Publicou Faca, Livro dos Homens, Retratos imorais, O amor das sombras, Estive lá fora e Dora sem véu. Traduzido para o francês, espanhol, inglês, alemão, italiano, búlgaro, húngaro e hebraico.
Com Luna Vitrolira é escritora, poeta, cantora, atriz, performer, apresentadora, pesquisadora e Mestra em Teoria da Literatura, pela UFPE. Desenvolve pesquisa acadêmica com ênfase em poética das vozes e poesia de improviso. É também idealizadora dos projetos itinerantes “Estados em Poesia”, “De repente uma Glosa” e “Mulheres de Repente.
Com Josoaldo Lima Rêgo nasceu no Maranhão, em 1979. É autor dos livros “Paisagens possíveis” (2010), “Carcaça” (2016) e “Sapé” (2019), todos publicados pela Editora 7Letras.
Com Marilene Felinto nasceu em Recife, em 1957, e foi criada em São Paulo, para onde sua família se mudou em 1968. É formada em Letras (inglês e português) pela Universidade de São Paulo (USP), é escritora de ficção premiada com o Prêmio Jabuti de Revelação de Autor (1983), pelo romance As Mulheres de Tijucopapo (1982 – já na 5ª edição, Edição Ubu, 2021).
Com Regina Azevedo, nasceu em Natal (RN), em 2000. Publicou livros de poemas como Pirueta (2017, selo doburro), Vermelho fogo (2021, independente), Carcaça (2021, Munganga Edições) e a reunião “Lança chamas” (Peirópolis, 2021). Integra a antologia As 29 poetas hoje (2021, Companhia das Letras), organizada por Heloisa Buarque e Hollanda.
Com José Luiz Passos, professor titular de letras na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), ensaísta e autor dos romances O sonâmbulo amador, O marechal de costas e Antologia fantástica da república brasileira, entre outros.
Com Luiz Maurício Azevedo, nasceu em Cascavel (PR), Doutor em Teoria e História, pela UNICAMP, ele é autor de onze livros, dentre eles Estética e raça: ensaios sobre a literatura negra. Mora em Porto Alegre, onde atua como editor de livros e crítico literário.
Com Alex Simões, poeta e performer baiano. Publicou, entre outros, “assim na terra como no selfie” (Paralelo 13S, 2021) e em breve vai lançar “minha terra tem ladeiras” (Caramurê, no prelo). Tem um blog: toobitornottoobit.blogspot.com.br.
Com Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É autor dos livros de contos Gótico nordestino (Alfaguara) e Na outra margem, o Leviatã (Lote 42).
Com Newton Moreno, nasceu em Recife, mas reside em São Paulo. É formado em Artes Cênicas, pela Unicamp, e Doutor em Artes Cênicas pela USP. É autor dos textos teatrais “Agreste”, montado pela Cia Razões Inversas; “As Centenárias”, estrelado por Marieta Severo e Andrea Beltrão; “Maria do Caritó”, interpretado por Lilia Cabral’, “O livro”, por Du Moscovis; e mais recentemente, do musical “As cangaceiras, guerreiras do sertão” e “Sueño”. Na Rede Globo, desenvolveu trabalhos como a série “A Morte Amo”.
Com Eneida Leal Cunha, professora Titular de Literatura Brasileira da UFBA, aposentada, e atualmente é Pesquisadora Visitante Emérita no Programa de PG em Ciências da Literatura da UFRJ. Seu percurso intelectual e todas as suas publicações no âmbito da crítica cultural e literária estão disponíveis em https://eneidacunha.com.br/
Com Maria Lúcia Garcia Pallares Burk, foi Professora de História e Filosofia da educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e é Research Associate do Centre of Latin American Studies, University of Cambridge. Tem se dedicado ao estudo da circulação e recepção de ideias nos contextos europeus e latino-americanos e à trajetória intelectual de pensadores como Gilberto Freyre, Rüdiger Bilden e Anísio Teixeira.
Com Joselia Aguiar, Jornalista e escritora, doutora em história (USP). Foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty -FLIP (2017-2018) e dirigiu a Biblioteca Mário de Andrade (2019-2021). De sua autoria, Jorge Amado – uma biografia venceu o prêmio Jabuti 2019 na categoria biografia, documentário e reportagem. Seu próximo livro gira em torno da vida e obra da pintora Djanira da Motta e Silva.
Com Schneider Carpeggiani, Jornalista e crítico literário. É doutor em teoria literária pela UFPE e foi curador de eventos como a Bienal do Livro de Pernambuco e o Festival de Literatura do Recife – A Letra e a Voz. Atualmente é editor do Suplemento Pernambuco e coordena o Selo Suplemento Pernambuco.
Compreendendo gêneros humorísticos
De 14 a 23/2, segundas e quartas, das 19h30 às 21h30
R$70,00 / R$35,00 / R$21,00
O que dizer do humor? Há muita coisa. E a primeira delas é que humor é coisa séria, principalmente se o tema for observado pelo olhar da construção do sentido. Há algumas estratégias recorrentes que explicam as produções humorísticas. A proposta deste curso on-line é fazer um passeio por algumas delas, refletindo sobre o funcionamento de certos gêneros humorísticos sob o ponto de vista linguístico.
O foco está na compreensão do humor como um campo próprio de atuação social, que tem um conjunto de regras particulares, uma gama de gêneros autônomos e integra diferentes perspectivas teóricas. Estabelecidos esses alicerces, juntamente com o fato de que a lista de gêneros humorísticos é ampla, o interesse passa a ser a análise de algumas dessas composições, tanto as mais tradicionais quanto as contemporâneas, aquelas que têm circulado por meios digitais.
Com Ana Cristina Carmelino, professora de Letras da Unifesp. Realizou pós-doutorado em Linguística na Unicamp e em Linguística e Língua Portuguesa na Unesp. Coordena o GETHu (Grupo de Estudos de Textos Humorísticos) e organizou os livros “A linguagem do humor: diferentes olhares teóricos”, “Humor: eis a questão” e “Gêneros humorísticos em análise”.
PRESENCIAL
Lançamento de livro: Memórias Poéticas da Diversidade
Dia 19/2, sábado, das 14h às 17h
Grátis
Encontro para discussão e debates públicos sobre o tema da inclusão e acessibilidade na arte e na cultura, a partir do lançamento do livro Memórias Poéticas da Diversidade, com performance artística e vivência de dança com a Cia. Circodança, companhia que tem 38 anos de existência com suas atenções voltadas à bailarinos e artistas circenses com e sem deficiência.
A Cia. Circodança é um grupo paulista com mais de 38 anos de trajetória
idealizado pela artista e gestora Suzie Bianchi. A trupe investiga possibilidades de criação cênica que habitam as fronteiras entre a dança contemporânea e o circo com enfoque na inclusão e acessibilidade de corpos com deficiência. Por sua notável trajetória a Circodança consolidou-se referência nacional no campo da acessibilidade, participando de cerca de 45 festivais em todo o país, circulando por países como Argentina, Espanha e Estados Unidos e formando, ao longo de suas duas décadas, mais de 2.000 bailarinos e bailarinas com e sem deficiência através de sua escola no bairro do Parque Colonial.
Integrantes:
Alberto Garcya, coreógrafo e dançarino da Companhia Circodança Suzie Bianchi. Participa do projeto do Singular ao Plural, patrocinado pela SKY. Atua com Dança de Salão especialmente ritmos latinos como: forró, samba de gafieira e salsa. Estudou tango por três anos na Argentina.
Flávio Santos da Silva, formado pela escola Cia Circodança nas artes circenses. Professor de circo na Escola Cia Circodança Suzie Bianchi de 2012 a 2020.
Juliana Daibert Padula, é bailarina com deficiência intelectual. Formada em Ballet Clássico e com formação continuada pela Companhia Circodança. Integrante da Companhia Circo Dança Suzie Bianchie.
Melina Gomes Mesquita, formação pela escola Circodança em dança de salão, dança contemporânea e circo.
Rafael Alberto Barbosa, bailarino e ator. Formação pela escola Circodança em dança de salão, dança contemporânea e circo.
Suzie Bianchi, diretora e fundadora da Cia. Circodança Suzie Bianchi há 34 anos. Através de seu trabalho, que tem como objetivo principal a capacitação da pessoa com deficiência na área artística, gerando sua autonomia e promovendo as suas eficiências, desenvolveu uma linguagem artística própria que se tornou referência. Possui formação de Teatro, Dança e Circo.
Wilson Helvécio, formação em Dança no ballet Ismael Guiser, ballet Stagium, Alvin Ailey American Dance Center, em New York, NY; e Joel Hall Dance Studios, em Chicago, Illinois. Professor de Pilates na Cia Circodança Suzie Bianchi 2012 a 2020. Professor Pilates da EDASP Escola de Dança do Teatro Municipal, SP 2017 a 2019.
Serviço:
Inscrições a partir do dia 26 de janeiro, a partir das 14h, pelo site sescsp.org.br/cpf
CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC
sescsp.org.br/cpf
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Tel: 3254-5600.
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Assessoria de Imprensa: Rita Solimeo Marin – Tel: 3254-5641 / 94259-0165
FONTE: ASSESSORIA COMUNIQUESE
FOTO: MERAMENTE ILUSTRATIVA
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