Cultura

Grupo Esparrama estreia temporada de lives com artistas multilinguagem

Artistas de diferentes linguagens apresentam obras inspiradas em espetáculo do Grupo Esparrama

Começa no dia 25 de julho de 2021, às 15:00, a temporada “Conheça Outro Fim”, uma série de lives onde o Grupo Esparrama recebe sete artistas de múltiplas linguagens para apresentar releituras poéticas de seu premiado espetáculo “FIM?”.

Entre os nomes confirmados para a temporada estão Daniel Viana, que é poeta e diretor teatral,  a contadora de histórias Laruama Alves, artistas do audiovisual da Colapso Produção e da Bruta Flor Filmes, o músico Melvin Santhana, o Grupo Catarsis, Sandro Gatoni e Nilton Santos (Teatro de Animação), a ilustradora Marina Faria, o ilustrador Pepi da Silva, entre outros.

A temporada conta ainda com bate-papos e a participação de pesquisadores e artistas que atuam com as infâncias a partir de temáticas que dialogam com o que é abordado no espetáculo “FIM?”, como as educadoras Aline Oliveira e Raissa Oliveira, do Coletivo Entusiasmo, Mundo a Flora e Coletivo Quilombaque.

A temporada que vai até agosto de 2021 é uma das ações da última etapa da “Circulação do FIM?”, projeto do Grupo Esparrama contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.

Serão sete finais de semana com apresentações gratuitas e totalmente diferentes. As transmissões serão realizadas no Facebook do Grupo Esparrama (www.facebook.com/grupoesparrama) aos sábados e domingos, sempre às 15:00 e contarão com tradução em Libras.

Abordando diferentes perspectivas sobre o fim do mundo, o espetáculo ‘FIM?’ aponta a necessidade de recuperar a natureza, refletindo sobre a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis. E trata também do fim que pode se dar a partir da falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.

A temporada “Conheça Outro Fim” propõe que novos olhares para essa criação teatral sejam o ponto de partida para Lives que irão transitar pela literatura, pelo audiovisual, dublagem, música, ilustração e outros tipos de expressões artísticas.

A primeira Live da temporada acontece no dia 24 de julho de 2021, às 15:00, com Aline Oliveira e Rayssa Oliveira, integrantes do Coletivo Entusiasmo, um dos grupos movimentadores da Virada Educação e Território Educativo das Travessias. Aline Oliveira é professora de inglês e português; e Rayssa Oliveira é arte educadora. Elas dialogarão com a apresentação da releitura que Daniel Viana fez do “FIM?” para a literatura.

No dia 25 de julho de 2021, quem participa é o próprio autor da releitura da semana, o mineiro radicado em São Paulo Daniel Viana, que é ator, diretor teatral, poeta de rua, criador do projeto Guardanapos Poéticos que desde 2012 realiza intervenções literárias urbanas com criação de poemas e microcontos ao vivo a partir de depoimentos do público.

O espetáculo FIM? foi criado em 2016 e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP, eleito o Segundo Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelos críticos do jornal Estadão, além de ter sido indicado ao Prêmio Governador do Estado 2017.

Sobre o Grupo Esparrama

Criado em 2012, o Grupo Esparrama tem um intenso histórico de criação teatral voltado para a pesquisa sobre a interação entre teatro, infâncias, cidade e educação.

Recebeu diversos prêmios e indicações nos: Prêmio APCA 2018, Prêmio São Paulo de Incentivo de Teatro Infantil e Jovem 2013, 2015 e 2018, , Prêmio Governador do Estado de SP 2017, Melhores do ano nos Guias da Folha e do Estadão 2016 e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013.

Mais informações em: www.facebook.com/grupoesparrama e www.instagram.com/grupoesparrama

SERVIÇO:

“Conheça Outro Fim”

Com Grupo Esparrama e pessoas convidadas

SINOPSE: Temporada de Lives com artistas de diversas linguagens apresentando e comentando releituras do premiado espetáculo FIM? do Grupo Esparrama, levando para o universo infantil com muita poesia e delicadeza, temas complexos como a necessidade de preservação do meio ambiente, a importância da empatia e a necessidade de diálogos mais saudáveis na sociedade.

Grátis – Classificação Livre – Acessibilidade: Tradução em Libras

Quando: 25 de julho de 2021 (sábado) – Horário: 15:00 – Participação: Aline Oliveira e Raissa Oliveira do Coletivo Entusiasmo

Quando: 26 de julho de 2021 (domingo) – Horário: 15:00 – Participação: Daniel Viana – Literatura

Próximas atrações:

Quando: 01 de agosto de 2021 – Participação: Robson Kumode – Dublador

Quando: 02 de agosto de 2021 – Participação: Laruama Alves – Contação de Histórias

Quando: 08 de agosto de 2021 – Participação: Quilombaque

Quando: 09 de agosto de 2021 – Participação: Colapso Produção – Audiovisual

Quando: 15 de agosto de 2021 – Participação: Mundo a Flora

Quando: 16 de agosto de 2021 – Participação: Melvin Santhana – Música

Quando: 22 de agosto de 2021 – Participação: Grupo Catarsis

Quando: 23 de agosto de 2021 – Participação: Sandro Gatoni e Nilton Santos – Teatro de Animação

Quando: 29 de agosto de 2021 – Participação: a confirmar

Quando: 30 de agosto de 2021 – Participação: Marina Faria – ilustração

Quando: 05 de setembro de 2021 – Participação: Pepi da Silva – ilustração

Quando: 06 de setembro de 2021 – Participação: Bruta Flor Filmes – Audiovisual

Horários: sábados e domingos, sempre às 15:00

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel: (11) 99568-8773 – [email protected]

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com