Cultura

Festival PalhAçaí acontence de 05 a 14 de março com apresentações online

Em março, de 05 a 14, ocorrerá o 1º Festival Palhaçaí – Circo e Teatro com presença já confirmada de grupos de dez estados do Brasil: AC, AM, PA, RO, CE, ES, RJ, SP, PR e RS. Esta edição fará uma homenagem à palhaça Kandura – Selma Bustamante – (1956-2019) artista do Grupo Baião de Dois, sediado em Manaus/AM e que desenvolveu significativo papel na divulgação da palhaçada (Mais informações aqui).
O Festival terá ainda um encontro especial com as PALHAÇAS DO NORTE, grupo de mulheres palhaças que pensam, debatem e desenvolvem a palhaçada feminina.
O Festival é uma realização do Teatro Ruante, contemplado no Edital nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC – 1ª EDIÇÃO PACAÁS NOVOS DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA DIFUSÃO DE FESTIVAIS, MOSTRAS E FEIRAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS – EIXO I – Festival Cultural – ITEM II – ARTES CÊNICAS, tendo como proponente a atriz Jamile Soares.
A programação será transmitido via plataforma digital (Facebook e YouTube), sendo 12 horas de apresentações (gravados) e conversa com os artistas (ao vivo) e 02 dias de oficinas/vivências; contará com dois mestres de cerimônia que farão as apresentações e as mediações entre os grupos e o público. Haverá acessibilidade com intérpretes de Libras e legendadas nas apresentações.
Sobre a proponente
Jamile Soares, mulher amazônida, acadêmica do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia, atriz dos grupos: Teatro Ruante, Trupe dos Conspiradores e Cia Peripécias, atuando em diversos espetáculos desses coletivos como: Cidade Grande, João Ninguém, Era uma vez João e Maria… e ainda é, Cabaré Ruante, Ofélia-Pátria, Inimigos do Povo e Refugiados Show (este em processo de montagem), diretora da obra audiovisual e futuro espetáculo Avesso; atriz e roteirista do vídeo Eldorado. Artisticamente possui afinidades com o teatro épico, o teatro de rua e a palhaçaria.
Minicurso – Rir é o melhor remédio: procedimentos para cenas cômicas
Este minicurso teórico-prático tem o objetivo de apresentar, refletir e experimentar mecanismos, procedimentos e formas para a construção do risível em diferentes personagens. O minicurso é baseado no livro: O ator risível- procedimentos para as cenas cômicas, que parte da ideia de que “todo mundo tem um tipo cômico”. Nos encontros serão identificados comportamentos “obsessivos” e como esses efeitos podem aparecer na cena cômica.
Link do formulário de inscriçãohttps://bit.ly/2NzId5t
Quando: dias 09 e 11 de março das 19 às 21h
Público alvo: interessados em geral
Ministrante: Junior Lopes – professor (UNIR), ator e pesquisador em Artes Cênicas. Ator e criador da peça Tabule, uma tragicomédia árabe e da peça Online Yalla, Go! Como sobreviver em guerras e outras sabotagens. Possui doutorado em artes cênicas, mestrado em estudos literários e graduação em letras hispânicas.
Encontro das Palhaças do Norte
DIA 06/03 (Sábado) – 19h (Horário de Manaus)
Grupo de Mulheres palhaças que pensam, debatem e desenvolvem a palhaçada feminina. Além de discutir a comicidade, objetiva-se também falar dos processos organizativos nessa parte do Brasil. Como é a cena em cada um dos estados do Norte para as mulheres? Como transformar a cena em potência para essas mulheres? Usar o mesmo repertório clássico ou transformá-lo? Como criar o novo?
Participantes: Carol Di Deus – Palhaça Sinira (AC); Antoniele Xavier – Palhaça Tonton (AP); Ana Oliveira – Palhaça Ela (AM); Roma Mello – Palhaça Estrelita (PA); Selma Pavanelli – Palhaça Tinnimm MalaGreta (RO); Kaline Barroso – Palhaça Maritaca (RR); Ester Monteiro da Silva – Palhaça (TO)
PROGRAMAÇÃO
DIA 05/03 (Sexta) – 19h (horário de Manaus)
Abertura: Homenagem à Selma Bustamante (Palhaça Kandura), do Grupo Baião de Dois.
Participação especial – Roda na Praça – Amazonas.
Grupo: Dona Zefinha (CE)
Espetáculo: Chafurdo
Elenco: Orlângelo Leal, Paulo Orlando, Ângelo Márcio
Roteiro e Direção: Orlângelo Leal
DIA 06 (Sábado) – 19h (horário de Manaus)
Encontro das PALHAÇAS DO NORTE.
DIA 07/03 (Domingo) – 19h (horário de Manaus)
Grupo Experimental de Artes Vivartes (AC)
Espetáculo: Palhaça Kakarecos in solo the tchello
Concepção: Dani Mirini
Palhaça kareco: Dani Mirini
Grupo Off- Sina (RJ)
Espetáculo: Bem-vindo
Palhaço Café pequeno: Richard Riguetti
Dramaturgia Coletiva: Adriano Paes Mauriz, Junio Santos, Vitor Pordeus, Wander Paulus, Lili Castro, Renato Riguetti, Viviane Oliveira Rodrigues, Jessé Cabral, Dio Jaime, Cláudio Paula, Aline Bernardi, Michel Robin, Jailson Santos, Aline Oliveira, Mario Pereira entre outros.
Música: Ricardo Pavão, Marcelo Bernardes e Mônica Besser.
DIAS 09 e 11 – (Terça e Quinta) – Minicurso
Rir é o melhor remédio: procedimentos para cenas cômicas
Ministrante: Junior Lopes – Rondônia
DIA 12/03 (Sexta) 19h (horário de Manaus)
O Imaginário (RO)
Espetáculo: Que palhaçada é essa!
Elenco: Palhaço Joaquim – Chicão Santos, Palhaço Gerebaldo – Edmar Leite, Palhaça Barina – Flavia Diniz, Palhaça Milonga – Amanara Brandão
Direção: Processo colaborativo
Palhaços Trovadores (PA)
Espetáculo: A vingança do Ringo
Elenco: Adriano Furtado/Palhaço Geninho (Juvêncio J Torres/Ringo), Alessandra Nogueira/Palhaça Neguinha (Matias), Cleice Maciel/Palhaça Pipita (Maria), Marcelo Villela/Palhaço Tchelo (Corisco), Marcelo David/Palhaço Feijão (Cachimbinho), Suani Correa/Palhaça Aurora (Cangaceiro), Rosana Darwich/Palhaça Bromélia (Cantora), Isac Oliveira/Palhaço Xuxo (Cangaceiro/Apresentador)
Direção Geral: Marton Maués
DIA 13/03 (Sábado) – 19h (horário de Manaus)
Árvore Casa das Artes (ES)
Espetáculo: Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor!
Atuação: Vanessa Darmani, Wyller Villaças e Ravi Darmani Mesquita
Criação e direção: Vanessa Darmani e Wyller Villaças
Grupo TIA (Teatro Ideia Ação) de Teatro (RS)
Espetáculo: Histórias de Circo sem lona
Elenco: Marcelo Militão, Mariana Abreu e Mário Ferrolho
Dramaturgia, realização e produção: Grupo TIA
Direção: Marcelo Militão
DIA 14/03 (Domingo) – 19h (horário de Manaus)
Circo Teatro Palombar (SP)
Espetáculo: Esquadrão Bombelhaço
Artistas: David William, Giuseppe Farina, Guilherme Torres, Henrique Nobre,
Leonardo Galdino, Marcelo Nobre, Paulo Santos, Rafael Garcia, Vinicius Mauricio
Coordenação geral e Direção: Adriano Mauriz
Cia. Os Palhaços de Rua (PR)
Espetáculo: Vikings e o Reino Saqueado
Palhaços-Vikings: Adriano Gouvella e Lucas Turino
Direção: Cia. Os Palhaços de Rua
Dramaturgia: Cia. Os Palhaços de Rua
Visualização da imagem
TEATRO RUANTE
Situado na cidade de Porto Velho/RO desde 2015, vem contribuindo com a cena local por meio de suas montagens teatrais, aulas de palhaço, oficinas de técnicas circenses (acrobacia, malabares, perna de pau), teatro e contação de histórias. O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.
O grupo foi criado em 2004 na cidade de São Paulo, onde produziu espetáculos, participou de eventos e de festivais de teatro. Atualmente o coletivo tem em repertório os seguintes trabalhos: No YouTube: Metendo o Nariz e Quarentena Ruante (2020). Espetáculos teatrais: Cotidiano-Mulher (2019), A Muy Lamentável e Cruel História de Píramo e Tisbe (2018), Cabaré Ruante (2017), Era Uma Vez João e Maria… e ainda é (2016), Histórias de Contar (2016) e Que Palhaçada é Essa Aqui? (2015).
São integrantes do coletivo: Selma Pavanelli, Adailtom Alves, Bruno Sellri, Jamile Soares, Maycon Moura e Stephanie Matos.
Maiores informações: (69) 98164-3332
FONTE: ASSESSORIA  TEATRO RUANTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLÍTICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

DIRETO DE ROLIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com