E, por isto mesmo, tenho que me suportar. “A Náusea não me abandonou, e não creio que me abandone tão cedo; mas já não estou submetido a ela, já não se trata de uma doença, nem de um acesso passageiro: a Náusea sou eu” (Jean-Paul Sartre).
PRORROGADO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FISCAL
O Projeto de Lei 506/16, que altera dispositivo da Lei 3.835, que institui o Programa de Regularização Fiscal de Rondônia (Refis), foi aprovado durante a sessão ordinária na terça-feira (8) pelos deputados estaduais. Com a alteração, os contribuintes em débito com a Fazenda Pública poderão quitar seus compromissos aderindo ao Refis até o dia 31 de dezembro. Com a alteração, o Executivo fortalece a economia estadual ao permitir mais tempo para a regularização de débitos e permite acréscimo no recebimento dos créditos inscritos na Dívida Ativa.
UM CANTINHO PARA UM BOM CAFÉ
Volto a falar do Café e Bistrô Saint, ali na Avenida Calama, 4085, Embratel, por ser um local novo, com menos de dois meses de inaugurado, que tem tudo que se pode pedir para curtir um bom café, inclusive um atendimento excelente. Gosto muito do Machiatto de lá, mas, vale a pena também experimentar o Mocaccino, com calda de chocolate e leite vaporizado. Quem quiser a pedida tradicional tem o café expresso “Santa Mônica”. Uma delicia! E lá você encontra um acervo com mais de 2.500 livros em promoção. Funciona todo dia entre às 15:00 e 22:00 horas. E tem também cervejas de qualidade, inclusive importadas.
CRÉDITO AFETA A VENDA DE CARROS
Segundo reclamam algumas pessoas está mais difícil comprar um carro, em especial se for seminovo. A peneira dos bancos de créditos ficou mais estreita e se pede uma entrada maior na compra do carros. Os bancos vêm retendo a venda dos veículos por conta da inadimplência dos clientes. Houve um aumento da falta de pagamento das parcelas dos créditos concedidos pelos bancos financiadores e há uma certa desconfiança nas agências ao não aprovarem as cartas de créditos. Antes, o cliente podia não dar entrada e conseguia comprar seu automóvel. Hoje, isto mudou muito e já aconteceu de ser dar até 90% de entrada, mas, como o perfil histórico do cliente é de inadimplente em compras anteriores, o crédito é negado.
SITUAÇÃO ESTRANHA
Quem manda mesmo na Rodoviária? Alguns dos permissionários estão reclamando da elevação do valor que lhes é cobrado. Elevaram muito e a recuperação do local, que foi feita, correu por conta de quem tem estabelecimento por lá. De qualquer forma, o que é certo é que a rodoviária precisa de investimentos e merece ser melhorada, enquanto a nova, prometida, e mais difícil do que a conclusão dos viadutos, não se torna realidade.
ALUNO DE VILHENA É DESTAQUE NA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO 2016
Na Olimpíada do Conhecimento 2016, em Brasília, a torcida do Senai Rondônia teve mais um motivo para comemorar. O aluno Wesley Monteiro da Silva, da escola de Vilhena conquistou medalha de ouro na prova do Desafio Individual de Hidráulica. Os competidores tiveram uma hora para realizar a montagem de uma tubulação hidráulica de água fria de um banheiro. E Wesley subiu no primeiro lugar do pódio ao vencer participantes do Rio Grande do Sul e Espirito Santo. O aluno olímpico medalhista de ouro lembra que durante os treinos os procedimentos e as técnicas são repetidos muitas vezes para melhor aproveitamento e com o objetivo de alcançar os melhores resultados. Repetindo o velho chavão “a prática leva à perfeição”, Wesley atribui sua vitória a repetição do que foi ensinado em sala de aula, muita prática e conhecimento técnico.
INOVAÇÃO SOCIAL É TEMA DE SEMINÁRIO
Terminou, ontem (11), em Manaus, o 44º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP). O evento reuniu gestores de empresas públicas e órgãos de tecnologia de todo o país. Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), o SECOP 2016 ocorre, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, tendo como um dos destaques a palestra ‘Tecnologia em benefício da Inovação Social’, realizada pela empreendedora e fundadora da startup Urban3D, Anielle Guedes. Aos 23 anos, ela tem chamado a atenção para sua empresa, cuja missão é desenvolver materiais e tecnologias para tornar a construção de casas mais rápidas e baratas. A jovem, que pontifica na lista dos 30 brasileiros mais promissores abaixo de 30 anos da Revista Forbes 2016, afirmou que “A tecnologia é uma ferramenta. É um conjunto de técnicas que podem ser usadas para resolver problemas. Na minha concepção, inovação social é olhar a partir da perspectiva das pessoas. Refletir quais são os problemas que afetam a vida das pessoas de forma profunda e como nós podemos resolvê-los com essas ferramentas”.
CRESCEM AS EXPORTAÇÕES DE COURO EM OUTUBRO
Um aumento de 2,3% nas exportações de couros e peles do Brasil foi registrado em outubro, resultado de vendas ao mercado externo de US$ 161,9 milhões (US$ 3,6 milhões a mais do que em outubro de 2015). Em relação a setembro, a alta foi ainda maior: crescimento de 7,4% nos valores exportados. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, com apuração da Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). A análise do mês de outubro revela ainda, como destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, a alta em valores exportados foi inversa à área comercializada, que teve uma queda de 9,7% em relação a outubro do ano passado. “É uma informação positiva e resulta do crescimento na exportação do couro acabado, que tem mais valor agregado, e da recuperação que pode estar sendo sinalizada pelo mercado internacional”, avalia. Couros nas formas acabada e semiacabada já respondem por quase 70% das vendas brasileiras a importadores em 2016, registrando neste período uma alta em volumes exportados de 12,2% e 84%, respectivamente.
Add Comment