Vilarejo perdeu 85% da população há 14 anos
Apenas dois dias antes de uma tsunami de sábado matar pelo menos 373 pessoas na Indonésia, corpos de vítimas da onda gigante que em 2004 marcara a História do país haviam sido encontrados acidentalmente. Segundo o “Jakarta Post”, os trabalhadores de uma construção ficaram surpresos ao encontrarem 45 corpos quando escavavam um terreno do vilarejo de Kajhu.
A localidade fora uma das mais afetadas pelo terremoto de magnitude 9,3 que desencadeou uma tsunami gigante. Por conta do fenômeno, cerca de 220 mil pessoas morreram, e a maioria delas estava na Indonésia. No vilarejo de Kajhu, 85% da população morreu por conta da tsunami.
Os construtores que encontraram os corpos disseram ao “Jakarta Post” que não sabiam que o local onde trabalhavam se tornara uma vala comum. Segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos, o terremoto de 2004 liberou uma energia equivalente a de 23.000 bombas como a lançada sobre Hiroshima.
De acordo com as autoridades, a tsunami do último sábado não foi precedida de terremoto e pode ter sido provocada por um aumento repentino da maré, causado pela lua cheia, combinado com uma avalanche no fundo do mar após a erupção do Anak Krakatoa (o “filho do Krakatoa”), que forma uma pequena ilha no Estreito de Sunda.
Moradores da região costeira relataram à midia local não terem visto ou sentido nenhum sinal de alerta, como um recuo das águas ou um terremoto, antes que ondas de 2 a 3 metros de altura chegassem à costa. Autoridades, no entanto, disseram que uma sirene de alerta disparou em algumas áreas.
A tsunami de sábado foi o mais recente de uma série de tragédias que atingiram neste ano a Indonésia. Sucessivos terremotos destruíram partes da ilha turística de Lombok, e um duplo terremoto e tsunami matou milhares de pessoas na ilha de Sulawesi. Quase 200 pessoas morreram quando um avião da Lion Air caiu no Mar de Java em outubro.
FONTE: O GLOBO.COM
Add Comment