Não se discute mesmo. “Tudo deve ser discutido. Sobre isso não há discussão” (Pitigrilli).
PROCOMPI CERÂMICA
A Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), promoveu reunião nos dias 16, na sede em Porto Velho, e dia 17, em Cacoal, com a participação de empresários e entidades envolvidas no segmento de cerâmica vermelha em Rondônia, para apresentar a revisão da NBR 15.270 – Componentes Cerâmicos e as diretrizes da edição 2017 do Programa de Apoio e Competitividade das Micros e Pequenas Empresas (Procompi). Segundo o consultor da Anicer, Bruno Frasson, todas as ações estão alinhadas às atuais necessidades do setor e ao momento econômico que o país vive, com foco em redução de custos e com melhor aproveitamento de ferramentas e recursos disponíveis na estrutura de cada cerâmica. Ele explica que a edição 2017 do Procompi terá quatro frentes de trabalho: Consultoria para eficiência energética; consultoria para adequação de processo produtivo; capacitação em custos e formação do preço de venda e missão técnica. Frasson destacou que em retrospecto, o Procompi/RO 2017 é fruto dos bons resultados obtidos pelas 26 empresas rondonienses de 11 municípios, atendidas pelo projeto há três anos. Á época, foram realizadas duas consultorias, uma ambiental e a outra voltada à qualificação no PSQ, disse. “Os números são indiscutíveis. 46% aumentaram a produtividade; 35% implementaram ações de SST; 27% aumentaram a conformidade dos produtos em relação às normas técnicas; 60% de redução média de perdas; 11% aumento médio do faturamento bruto; 69% aumento da satisfação dos clientes e 38% implementaram a conduta ambiental”. Segundo o superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, o empresário precisa ser inovador e competitivo ao mesmo tempo. O assessor técnico do Procompi em Rondônia, Antonio Rocha Guedes lembrou que para viabilizar o projeto é necessária à adesão de 25 empresas. “Por isso estamos mobilizando o Sindicato da Indústria Cerâmica, a própria Anicer também está ajudando. Já contamos com cinco adesões em Porto Velho e 20 em Cacoal. Mas estamos no começo do processo e ainda há muito que trabalhar. A vantagem é que apresentamos um produto conhecido e cujos resultados, em sete edições foram expressivos. É muito mais fácil apresentar um produto de sucesso”.
PROJETO VIVA BEM
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), lançou oficialmente no último sábado (18), o projeto Viva Bem, num evento festivo, no Parque Circuito, que contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) entre outras pastas da gestão. Por cerca de quatro horas, as pessoas puderam desfrutar das atividades esportivas e recreativas, como pintura, pebolim, tênis de mesa, jump, basquete, vôlei, capoeira, judô, futebol, taekwondo, slack line e assistir a apresentações de ginástica artística e dança com a participação do grupo de carimbó do Centro de Convivência do Idoso (CCI). A escolha do parque para o lançamento do projeto, segundo a secretária, Ivonete Gomes, se deu pela intenção da prefeitura em resgatar os espaços públicos de forma que se tornem locais com boas condições de uso. “A população há muito tempo não utilizava este ambiente como hoje”, frisou.
SÁBADO É DIA DA BANDA
No próximo sábado, 25 de fevereiro, será o desfile do maior bloco de Carnaval de rua da região Norte, o da Banda do Vai Quem Quer, que terá concentração a partir das 15h na Praça das Três Caixas D’Água, com saída ás 16hs pelas principais ruas do centro de Porto Velho. A presidente da Banda,
Siça Andrade, que está tudo pronto para a folia.
CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO SOBE EM FEVEREIRO
A confiança dos empresários do comércio aumentou 18,6% em relação a fevereiro de 2016, segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esta é a oitava taxa positiva consecutiva nesta base de comparação. Em relação ao mês passado, o índice aumentou 1%, com ajuste sazonal, alcançando 95,5 pontos. O resultado abaixo da zona de indiferença (100 pontos), no entanto, ainda indica atenção por parte dos comerciantes em relação às condições do mercado de trabalho e restrição de renda das famílias. Para a economista da CNC, Izis Ferreira, “As reformas e medidas de ajuste em andamento no Congresso, aliadas à queda dos juros e redução da inflação, propiciam um ambiente mais favorável aos investimentos, estimulando a confiança dos comerciantes. As vendas do comércio em 2017 devem experimentar ritmo menos intenso de queda, com relativa estabilidade”.
BRT É A PRIORIDADE DA PREFEITURA DE MANAUS
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, afirma que 2017 será o ano de enxugar as despesas, investir na infraestrutura da cidade e renovação de pessoal. ” Otimista, o prefeito crê que a economia voltará a dar sinais de crescimento no segundo semestre deste ano. E disse que a mobilidade urbana o BRT (Bus Rapid Transit) é o grande projeto para o primeiro semestre de 2017. Segundo o prefeito “É a hora de fincar as bases do BRT, que é uma obra para cerca de quatro anos”. Arthur ratificou que o vice-prefeito Marcos Rotta irá comandar todas as ações da prefeitura relacionadas à mobilidade urbana. A prioridade é tirar do papel o projeto de implementação do Sistema BRT, na capital amazonense.
INDICADOR DE RESERVA FINANCEIRA
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) passam a divulgar, mensalmente, os resultados do Indicador de Reserva Financeira. O índice reunirá dados sobre a quantidade de brasileiros que conseguiram guardar ao menos parte dos seus rendimentos e acompanhará a evolução deste hábito. Em janeiro, 62% dos consumidores afirmam não guardar dinheiro e nem possuir uma reserva. Já cerca de 29% guardam apenas o que sobra do orçamento e apenas 7% reservam um valor fixo mês a mês – somando-se os dois percentuais, 36% têm o costume de guardar alguma quantia.
Add Comment