Ah! Senhor, afastai-me da normalidade! “Todo mundo crê que o que faz ou pensa é o normal. Os anormais, os que se equivocam, sempre são os outros” (Sara Mesa).
TADROS E RANIERY SÃO ELEITOS NA DIREÇÃO DA CNC
O empresário amazonense José Roberto Tadros, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas, foi eleito, por ampla maioria – 24 votos contra 4 -, o novo presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o período que vai de novembro de 2018 até novembro de 2022. Sua eleição é resultado da união das federações do comércio em torno de uma proposta de aumentar a representatividade e importância do setor do comércio no cenário nacional. Segundo Tadros “A economia terciária representa mais de 70% do PIB e garante a maioria dos empregos gerados, a CNC precisa reforçar a presença e a contribuição na recuperação do país, em conjunto com os demais segmentos. Não podemos nos omitir e tampouco deixar de estar em consonância com a realidade”. Também o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Araujo Coelho, foi um dos vice-presidentes eleitos na chapa “Unidos pela CNC”.
UM SENHOR LIVRO: URUCUMACUÃ
O livro Urucumacuã conta a história de um príncipe que viveu no período de Salomão, nas terras da região amazônica, onde deixou tesouros como ouro e pedras preciosas. A autora Heloíza Pereira relaciona a origem às lendas do folclore amazônico, como saci-pererê, boto-cor-de-rosa, mula sem cabeça, caipora, curupira e expressões da linguagem local. O livro será lançado na próxima sexta-feira (28), a partir das 19h, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, no centro de Porto Velho. Com informações de outros tempos da região amazônica, Urucumacuã conta a história do surgimento do Brasil. Com características misticas, o personagens cujo nome tem o significado de “pássaro de fogo” é um príncipe que morou na região amazônica há milhares de anos. A autora, da Academia Vilhenense de Letras, mora em Rondônia desde 1978. Da cidade de Vilhena, ela construiu a história. Ao todo o livro tem 659 páginas.
FERIADÃO À VISTA
O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autarquias e fundações do Poder Executivo municipal, na próxima segunda-feira, 1º de outubro, de acordo com o decreto nº 15.475, de 25 de setembro de 2018.
SEMINÁRIO DISCUTIR A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Nesta quinta-feira (27), no auditório do Ministério Público do Estado, foi realizado um seminário sobre os desafios para a construção dos instrumentos necessários à regularização fundiária. O seminário denominado ‘Experiência de Regularização Fundiária: à luz da lei federal 13.465/2017’, foi realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária Habitação e Urbanismo (Semur), em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia, para discutir os aspectos jurídicos, extrajudiciais, urbanísticos e ambientais da nova legislação. Na abertura do evento, o prefeito Hildon Chaves falou da importância do tema em relação ao trabalho que deve ser desenvolvido pelos servidores municipais. “Alguns aspectos relativos à nova lei ainda não são bem compreendidos, daí a importância de se discutir o tema junto aos nossos servidores”. A secretária Marcia Luna, da Semur, ressaltou o esforço da prefeitura no que tange à questão da regularização fundiária em Porto Velho.
CASHBACK É ADOTADO POR SUPERMERCADOS DE MANAUS
Para garantir vantagens e experiências ainda melhores para seus clientes, os supermercados Nova Era, Pátio Gourmet e Barato e Pronto fecharam uma parceria com a Méliuz, especializado em cashback – sistema que devolve, em dinheiro, parte do valor gasto nas compras. Desde quarta-feira (26), os clientes que se cadastrarem no Méliuz receberão de volta 0,5% sobre todas as compras. Em alguns produtos selecionados no dia, a reposição pode chegar até 40% do valor pago. A parceria é uma forma de oferecer aos clientes uma experiência diferenciada de compra, com vantagens que vão além do conforto, comodidade e bom preçoAlém dos supermercados de Manaus, o sistema de devolução de dinheiro também está disponível em mais de 1600 lojas online parceiras do Méliuz, entre elas, O Boticário, Amazon, Submarino e Netshoes.
CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO ESTÁ EM ALTA
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) ficou em 102,3 pontos em abril, alta de 2,1% ante março e de 27,7% em relação a abril de 2016, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Foi a primeira vez, desde fevereiro de 2015, que o Icec ficou acima dos 100 pontos, considerado o “corte de indiferença” na pesquisa da CNC. Na comparação com igual período do ano anterior, abril foi o décimo mês seguido de alta. Para Izis Ferreira, economista da CNC, “Os comerciantes começam a enxergar sinais de retomada lenta e gradual das vendas, influenciada principalmente pela queda dos preços do varejo e pela trajetória de redução das taxas de juros”. Segundo a CNC, houve avanços tanto na percepção sobre o momento atual quanto nas expectativas de futuro.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
JORNALISTA, PROFESSOR E ECONOMISTA
Add Comment