O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), entidade que reúne os laboratórios fabricantes de produtos veterinários no Brasil, expressa sua mais profunda preocupação com a situação atual, que está paralisando e comprometendo não apenas a economia, mas todos os setores essenciais do país.
Mais do que um caso isolado, esse movimento expõe uma dura realidade, que envolve a pesada e desleal carga tributária sobre a sociedade brasileira.
A indústria veterinária é um dos elos mais importantes da cadeia da produção de alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite, atividades que colocam o nosso país entre os maiores fornecedores globais de proteínas animais.
Assim como todos os segmentos econômicos, convivemos com excesso de impostos e taxas, o que impacta diretamente o nosso negócio. Não obstante, temos uma imensa responsabilidade sobre a alimentação dos brasileiros e estamos conectados, direta ou indiretamente, a milhões de pessoas que atuam na produção animal no país.
Animais precisam de medicamentos para proteção contra enfermidades, bem estar e correto desenvolvimento. A falta desses insumos essenciais desencadeia uma série de problemas de mortalidade dos animais e segurança alimentar, comprometendo a oferta de produtos essenciais para a população, problema que exigirá vários meses para normalização.
Como um segmento que investe e aposta no Brasil, esperamos a rápida normalização da situação, esperando que o ocorrido traga uma lição a ser aprendida por todos os elos decisores do país.
Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan)
FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO
Add Comment