Técnico vai completar 10º jogo com a mira no pré-olímpico de janeiro. Sem convocados por Tite e corte de última hora, ele tem Gabriel Martinelli, atacante do Arsenal de 18 anos, no banco
Na estreia do torneio de Tenerife, a seleção brasileira sub-23 enfrenta os EUA, nesta quinta-feira, às 14h15, no estádio Gran Canária, em Las Palmas – com transmissão do SporTV e tempo real no GloboEsporte.com. É a última etapa antes da convocação e preparação final para o torneio pré-olímpico que será disputado na Colômbia entre janeiro e fevereiro do ano que vem.
O técnico André Jardine terá pela frente, contra os americanos, a décima partida preparatória antes do torneio pré-olímpico – se vencer, disputa o título contra Argentina ou a seleção das Ilhas Canárias, que substituiu o desistente Chile na competição. Os perdedores se enfrentam pela disputa do terceiro lugar. As duas partidas estão marcadas para o próximo domingo (dia 17).
O provável time titular tem Phelipe (Grêmio), Guga (Atlético-MG), Lyanco (Torino), Ibañez (Atalanta), Caio Henrique (Fluminense); Thiago Maia (Lille), Matheus Henrique (Grêmio), Pedrinho (Corinthians); Paulinho (Bayer Leverkusen), Arthur (Bahia) e Matheus Cunha (RB Leipizig).
Ao todo, são quatro convocações, incluindo a primeira de Jardine, para Toulon, vencido pelo Brasil em junho, com quatro vitórias e um empate na decisão (o Brasil vence o Japão nos pênaltis). Substituto de Sylvinho, que deixou a CBF para assumir o Lyon (já demitido), o ex-treinador do São Paulo mantém a base da conquista na França. Nos nove jogos com a sub-23, foram sete vitórias, um empate (Japão) e uma derrota – ou seja, só não venceu o Japão. Confira mais abaixo o retrospecto completo.
Jardine perdeu para Tite quatro convocados na lista da data Fifa de novembro: o goleiro Daniel Fuzato, da Roma, o lateral Emerson, do Betis, o meia Douglas Luiz, do Aston Villa, e o atacante Rodrygo, do Real Madrid. Destes, apenas Rodrygo é considerado missão impossível para disputar o pré-olímpico em janeiro na Colômbia. Há negociações em curso para liberações dos demais atletas.
Mas há uma atração – e novidade – na lista: o jovem Thiago Martinelli, revelação do Ituano e em ascensão no seu início no Arsenal, da Inglaterra. Aos 18 anos, ele figura pela segunda vez na listas de base da CBF, em meio ao assédio da seleção italiana pelo seu futebol. Ele deve ficar no banco.
Outro destaque é o retorno de Thiago Maia, campeão olímpico em 2014, no grupo de Rogério Micale, nas olimpíadas do Rio. Ele havia sido convocado para Toulon, mas não foi liberado pelo Lille.
Jardine já chamou 45 jogadores em quatro convocações. Nesta preparação na Espanha ele perdeu Antony, do São Paulo, cortado com lesão na coxa esquerda – Mauro Junior foi chamado para o seu lugar.
Os nove jogos de Jardine
Torneio Maurice Revello (antigo Toulon)
- 2 de junho – Brasil 4 x 0 Guatemala
- 5 de junho – Brasil 4 x 0 França
- 8 de junho – Brasil 5 x 0 Catar
- 12 de junho – Brasil 2 x 0 Irlanda
- 15 de junho – Brasil 1 x 1 Japão (vitória brasileira nos pênaltis)
Data Fifa setembro – jogos em São Paulo
- 5 de setembro – Brasil 2 x 0 Colômbia
- 9 de setembro – Brasil 3 x 1 Chile
Data Fifa outubro – jogos no Recife
- 10 de outubro – Brasil 4 x 1 Venezuela
- 14 de outubro – Brasil 2 x 3 Japão
Próximos compromissos:
- 14 de novembro: Brasil x EUA
- 17 de novembro: Terceiro ou quarto lugar ou disputa do título.
Pré-olímpico Colômbia – entre janeiro e fevereiro
O Brasil é cabeça de chave no grupo B, com Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Dois se classificam em dois grupos. E apenas dois garantem vaga para a olimpíada de Tóquio 2020.
Confira a lista atualizada para o torneio de Tenerife:
Goleiros: Anderson (Athlético-PR), Ivan (Ponte Preta) e Phelipe (Grêmio);
Laterais: Dodô (Shakhtar Donetsk), Guga (Atlético-MG), Ayrton Lucas (Spartak Moscou) e Caio Henrique (Fluminense);
Zagueiros: Ibañez (Atalanta), Lyanco (Torino), Rodrigo (Portimonense) e Walce (São Paulo);
Meio-campistas: Douglas (PAOK-Grécia), Lucas Fernandes (Portimonense), Matheus Henrique (Grêmio), Pedrinho (Corinthians), Thiago Maia (Lille) e Wendel (Sporting);
Atacantes: Antony (São Paulo), Artur (Bahia), Gabriel Martinelli (Arsenal), Mateus Cunha (RB Leipzig), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Pedro (Fiorentina).
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
Add Comment