Ou se vive ou se escreve. “São as boas garotas que escrevem diários; as más nunca têm tempo” (Tallulah Bankhead).
AVALIAÇÃO DAS UNIDADES REGIONAIS DO GOVERNO
Os projetos em andamento nas 10 Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regionais do governo estadual revelam o alinhamento com desenvolvimento na medida em que produzem meios para que as famílias rondonienses tenham melhor qualidade de vida, segundo concluiu reunião que avaliou, na última sexta-feira (8), as atividades das regionais. O governador Confúcio Moura elogiou o empenho de todos e indicou que a eventual falta de recursos para a concretização de determinados projetos exige soluções que estão disponíveis. “Há dinheiro disponível nos fundos públicos e precisam ser utilizados. Eles servem para atender demandas de interesse popular”, recomendou Confúcio, para quem a gestão das unidades deve buscar também criatividade para ampliar a eficácia. Entre os projetos apresentados está o Sou Conectado, da Unidade Unidade Regional Perola do Mamoré, que inclui Guajará-Mirim e Nova Mamoré, que vai tirar do isolamento as populações ribeirinhas e indígena através da internet e telefonia móvel. A meta é utilizar células de comunicação instaladas em torres espalhadas pela região. O processo licitatório foi concluído e a empresa vencedora tem prazo de 30 dias para instalar os equipamentos.
XAPIRI NA UNIR
O Departamento de Artes Visuais (DAV) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a apresentação do filme Xapiri, que irá acontecer de 11 a 15 de dezembro, das 13h as 15h na sala de audiovisual do Casarão – no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. O evento é uma realização do Programa de Extensão Galeria de Arte Unir (GAU), que contou com o apoio da Galeria Vermelho de São Paulo e tem como objetivo levar à comunidade acadêmica da UNIR e à comunidade externa experiências com a arte contemporânea, sobretudo as desenvolvidas no Estado de Rondônia e na região Norte do País. Maiores informações: 69 9 8485-8473 / [email protected].
EVENTOS EM MANAUS SE DIVERSIFICAM E MOVIMENTAM OS NEGÓCIOS
O aumento do número de eventos em Manaus tem sido um fator de crescimento dos negócios. São exemplos o Festival do Hambúrguer, Delícias da Roça, Festival Paraense e Festival Nordestino e, recentemente, o show do youtuber, Felipe Neto, 1º lugar entre os vloggers no YouTube, no Centro de Convenções do Studio 5. Os eventos corporativos, gastronômicos, esportivos, musicais e shows, têm propiciado muitos negócios e estimulado as produtoras
a Mode On Eventos, que atua em eventos esportivos, culturais, corporativos, shows e produções de stands, agora, o empresário e proprietário da produtora, Carlos Júnior, afirma que a empresa tem como meta oferecer eventos destinado a toda família, e te vem trabalhando atividades temáticas dentro da área de gastronomia. Para ele, “Temos notado atualmente que somente o setor de gastronomia não sustenta os eventos, então, começamos a inovar agregando bazares, espaço kids, musical ou show humorísticos, sempre procurando inovar de acordo com o tema”.
PAGAMENTO DAS CONTAS É A GRANDE PREOCUPAÇÃO DO CONSUMIDOR
São as contas que estão impossibilitando o consumidor manter o seu caixa organizado e o “nome limpo”, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC para identificar o perfil do consumidor inadimplente. Dos quase 4 mil pesquisados no Brasil, 23% afirmaram que manter em dia o pagamento das contas tem sido o grande problema. No primeiro semestre, 25% tinham esta percepção, o que representa uma ligeira queda de 2%. Entre as contas, a que mais pesou foi a relacionada com educação, que passou de 31% no primeiro semestre para 35% no segundo semestre. Na sequência, as despesas com saúde, como o convênio médico e medicamentos, e compra de aparelho celular/smartphone, com 18% das menções cada. No primeiro semestre estes produtos e serviços receberam 16% e 11% das menções, respectivamente. Já taxas e tarifas como o IPTU, IPVA e condomínio tiveram queda de 24% para 17%. As demais dificuldades provém das despesas com alimentação e vestuário/calçados com 15%, contra 13% e 11%, respectivamente, na comparação com o semestre anterior. Empréstimo pessoal/consignado (14% contra 17% no primeiro semestre); móveis e eletrodomésticos (14% contra 13% no primeiro semestre); e contas de concessionárias (10% contra 9% no primeiro semestre), vêm na sequência.
PRISÕES BRASILEIRAS ESTÃO SUPERLOTADAS
O número de pessoas encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho de 2016, quase o dobro do número de vagas (368.049 existentes). Em dezembro de 2014, eram 622.202 presos, um crescimento de mais de 104 mil pessoas em 18 meses, ou seja, mais de 5,7 mil por mês, em média. Pior: 40% dos presos são provisórios, ou seja, ainda não têm condenação judicial. Mais da metade desta população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros, segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias divulgado pelo Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça. O Brasil é terceiro país com maior número de pessoas presas, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, sendo seguido na quarta colocação pela Rússia. A taxa de presos para cada 100 mil habitantes subiu para 352,6 indivíduos em junho de 2016. Em 2014, era de 306,22 pessoas presas para cada 100 mil habitantes. O número de vagas no sistema prisional brasileiro está estabilizado nos últimos anos em dois presos para cada vaga no sistema prisional. De acordo com o levantamento, 89% da população prisional está em unidades superlotadas: 78% dos estabelecimentos penais têm mais presos que o número de vagas. Comparando-se os dados de dezembro de 2014 com os de junho de 2016, o déficit de vagas passou de 250.318 para 358.663. A taxa de ocupação nacional é de 197,4%. Já a maior taxa de ocupação é registrada no Amazonas: 484%.
COLUNA TEIA DIGITAL
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO
PROFESSOR E ECONOMISTA
Contato: [email protected]
Add Comment