Não se pode é desanimar. “Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas..” (Clarice Lispector).
LIVRO DE REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Na noite da última quarta-feira, 13, no auditório da UNIR-Centro, foi feito o lançamento da segunda edição do livro Formação, Educação e Saúde na Amazônia: (re)significando os sentidos e práticas de saúde. A obra foi organizada por Daniela Ferreira Borba Cavalcante, Geysa Maria Malaquias do Nascimento Lemke e Luana Paula de Figueiredo Correia e publicada pela Editora Scienza (ISBN 978-85-5953-014-8). É o resultado do trabalho de docentes e discentes do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), na busca de retratar problemáticas vivenciadas nas diversas relações ensino-serviço no Sistema Único de Saúde e na Universidade. O Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde já formou duas turmas e a terceira está atualmente em curso. O livro apresenta artigos sobre dissertações das duas primeiras turmas e propicia uma reflexão sobre as práticas de educação e saúde, orientadas à provocação e socialização de saberes, uma vez que os autores trazem suas trajetórias de ação e pensamento à luz de estudiosos que lhes serviram de ferramentas e de suporte no processo de produção de suas dissertações.
FORMATURA DE NOVOS ALUNOS SESI E SENAI
A solenidade de formatura dos cursos de Aprendizagem Industrial Básica; Educação Básica Sesi e Educação Profissional Senai (Ebep) das escolas Marechal Rondon, Lagoa e Centro de Tecnologia em Mecatrônica Professor Doutor Volkmar Shüller – Cetem, aconteceu em Porto Velho, na última sexta-feira, 15, no espaço cedido pela igreja Metodista Wesleyana para a realização da formatura. O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Valério Duarte abriu a solenidade homenageando os formandos, agradecendo a confiança dos familiares e amigos dos alunos e elogiando a atuação dos professores, coordenadores e gerentes das escolas Sesi-Senai Marechal Rondon; Cetem e Lagoa. Duarte agradeceu a presença da conselheira Tereza Janete e do diretor Paulo Moacir e às empresas parceiras, dentre elas, Energia Sustentável e Telemont representadas respectivamente por Hemanuela Araújo, Tatiana Valéria Viana de Souza. Também citou a presença do gerente da Escola Sesi Senai Marechal Rondon, Cleber Melo; gerente da Escola Sesi Senai Lagoa, Fabiana Amaral Fonseca; gerente da Escola Sesi Senai Cetem, Gideoni Macedo, de professores e coordenadores das escolas.
REGRAS DE BAGAGENS DEVEM SER MAIS CLARAS
As companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho, receberam uma recomendação para prestarem informações claras e de fácil compreensão sobre as regras em relação às bagagens. A recomendação foi do Ministério Público Federal (MPF), Estadual (MP/RO), OAB e Procon. Na recomendação, as entidades afirmam que na blitz realizada em julho deste ano no Aeroporto Jorge Teixeira verificou-se que os cartazes e informações prestadas no balcão de compras das empresas Azul, Gol e Latam não cumpriam integralmente como determina o Código de Defesa do Consumidor. As companhias aéreas também foram recomendadas a cumprir a Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quanto à declaração de transporte de bens de alto valor. Nestes casos, as companhias deverão fornecer um formulário para que o consumidor faça uma declaração especial de valor de bagagem, com a finalidade de possibilitar a indenização adequada em caso de extravio ou violação da bagagem. A recomendação também foi endereçada à Anac para que a Agência fiscalize o cumprimento das medidas recomendadas. O prazo dado para resposta à recomendação foi de 20 dias para companhias aéreas e Anac, com apresentação de documentos que comprovem o cumprimento.
COMÉRCIO DE MANAUS SE AQUECE COM O FIM DE ANO
Estamos entrando na semana do Natal e o comércio está preparado para atender os consumidores. Em Manaus, os shoppings centers estão fazendo de tudo para vender mais e oferecendo aos seus clientes programações e ofertas imperdíveis. O mais novo deles, o Shopping Phelippe Daou, inaugurado, recentemente, na zona Leste da cidade, bem como o mais antigo, o Amazonas Shopping, na zona Centro-Sul, decorados procuram passar alegria e beleza para que as pessoas que os procuram levem mais presentes. Este ano, de fato, é o Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, que desperta curiosidade por sua história e dimensões, de vez que foi criado pela Prefeitura de Manaus para realocar os ex-camelôs que ocupavam as ruas do Centro. As estimativas são otimistas, pois, são esperadas mais de duas mil pessoas passando por dia no novo centro de compras durante este período natalino.
CACHAÇA É A SEGUNDA BEBIDA MAIS CONSUMIDA DO PAÍS
O Programa de Desenvolvimento de Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC) informou que o Brasil movimenta cerca de R$ 1 bilhão na comercialização de 1,3 bilhão de litros por ano de cachaça, que é hoje a segunda bebida alcoólica mais consumida no mercado interno. Perde apenas para a cerveja. Segundo o Instituto Brasileiro da cachaça (Ibrac) são 40 mil produtores e 4 mil marcas de cachaça no mercado nacional alocadas, principalmente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. O maior consumo de cachaça encontra-se nas classes C e D, referindo-se às aguardentes produzidas nas grandes empresas, que comercializam a bebida em embalagens e preços populares. Para os especialistas, o aumento do poder de compra impulsionado pelo Plano Real, fez com que parte dos consumidores das classes C e D migrassem para outros destilados e cachaças de preço mais elevado, como as artesanais. Adicionalmente, existe uma tendência nas classes A e B do consumo de cachaças de qualidade, especialmente as de embalagens sofisticadas.
AUTOR: PROFESSOR E ECONOMISTA SÍLVIO PERSIVO
Add Comment