No total, 132 pessoas estão sendo investigadas por doações feitas em 2014; muitas garantem que não doaram nada
Já vai reformar?
Pois é, o governo vai fechar o teatro estadual, aquele inaugurado em plena campanha eleitoral de 2014, em uma obra feita nas coxas pelo ex-secretário de Obras e atual deputado federal Lúcio Mosquini. O prédio vem apresentando uma série de problemas, que não são visíveis aos visitantes. Um dos problemas crônicos, esse sim, sentido por todos, é o ar-condicionado que funciona quando quer. O governo chegou a “importar” do Rio de Janeiro um diretor para o teatro, mas do jeito que ele chegou ele partiu. E o teatro só funcionou meia-boca desde sua inauguração.
A desculpa são os cupins
O governo alega que uma “infestação de cupins” tomou conta do teatro. Sinceramente os únicos cupins que eu consigo enxergar são os que destroem o dinheiro público…
Só para relembrar
O teatro foi “inaugurado” em 20 de junho de 2014, em um grande evento com ampla cobertura da imprensa. Isso em plena campanha eleitoral. Existe uma representação eleitoral contra esse evento, mas o Tribunal Regional Eleitoral, que parece anda dormindo em berço esplêndido, esqueceu de julgar até hoje.
Ouça a coluna:
Falando em eleições
O Ministério Público está investigando 132 pessoas em municípios como Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Cabixi que declararam não terem feito doações para a campanha de Confúcio Moura. As investigações estão sob responsabilidade dos promotores e não é uma ação da Procuradoria Geral. O MP foi provocado pela Receita Federal, já que as doações não foram declaradas ao fisco.
Malha fina
Pois é. Já tínhamos alertado para essa situação. De acordo com o que já foi apurado, em um caso registrado em Cacoal, por exemplo, o “doador” teria dado R$ 50 mil para a campanha. Mas ele não sabia disso. E isso não apareceu em seu imposto de renda. Mas o fisco viu e foi atrás. A grande questão é que, se o sujeito doa para campanha, ele precisa declarar a Receita. Os dados atualmente são cruzados e acabou a farra. Com o país em crise, precisando arrecadar, para cima de quem você acha que o leão vai?
As doações
Teriam aparecido nas prestações de contas de campanha e segundo as investigações elas foram inseridas na última hora para completar os “furos” que haviam nas contas. Nos resta aguardar o andamento e ver no que vai dar. Normalmente…
Golpe de sorte
O julgamento de um tema com repercussão geral na pauta doSupremo Tribunal Federal (STF) de um recurso extraordinário que discute a obtenção de provas mediante busca e apreensão em residência sem mandado judicial salvou Ivo Cassol. Em discussão: saber se, em caso de tráfico de entorpecentes, é válida a prova obtida mediante busca e apreensão em residência sem mandado judicial, no período noturno. O caso é complexo, e o Estado do Rio de Janeiro, através da Defensoria Pública também entrou na ação como “amicus curiae” (quando um ente não é parte do processo, atuando apenas como interessado na causa). Como o caso é complexo, tomou toda a pauta, e com isso, Cassol se livrou. Por enquanto.
A relatora
Ministra Carmén Lúcia chegou a adiar uma viagem para por um fim ao recurso de Cassol, e pelo que tudo indica, ela deverá manter sua posição inicial e vai mesmo tirar o italiano do Senado. Porém, ela concordou com o adiamento ao combinar com o presidente da Corte, Ricardo Lewandoski, que ele a informe com antecedência quando o processo voltar à pauta. Com isso, Cassol ganha mais algumas semanas preciosas no Senado. Que ele vai sair, não restam dúvidas. Só basta saber quando isso vai acontecer.
Quando ele sair
Quem assume a vaga é o ex-deputado federal Reditário Cassol, pai do senador e primeiro suplente. Apesar de sonhar, e muito com essa cadeira, Odacir Soares, segundo suplente vai ter que se conformar. Reditário está firme e pronto para tomar posse. Quando for necessário.
Pois é
E com isso o STF adiou a chance de fazer história de forma correta ao determinar a prisão de um senador no mandato pela primeira vez. Cassol foi condenado pelo STF em agosto de 2013 pelo crime de fraude a licitações ocorridas quando foi prefeito da cidade de Rolim de Moura, entre 1998 e 2002. A pena imposta foi de 4 anos, 8 meses e 26 dias de detenção em regime semiaberto. O tribunal ainda impôs multa de R$ 201.817,05. Quem conhece o italiano diz que essa multa aí é o que mais tem doído…
Separado
O adolescente que assassinou seu pai, o ex-secretário de saúde do Estado Alexandre Muller, está em uma cela separada na unidade de internação de menores infratores. Mas não é por sua periculosidade, e sim por força de lei, que direciona o atendimento aos adolescentes em conflito. Eles ficam pelo menos uma semana em alojamento separado até serem emitidos os laudos do psicólogo e da equipe de atendimento multidisciplinar. Só após isso ele poderá ser posto com os demais adolescentes.
Punição?
O jovem parricida deverá ser condenado a no máximo três anos de detenção, mas isso é feito em períodos de avaliação semestrais. Ele pode ficar internado até os 21 anos, mas como tem 16 deverá ficar no máximo até os 19 anos. Aí o assunto é encerrado e esquecido. A vida segue, só não para seu pai, que foi esfaqueado três vezes no coração. E o restante da família, que está dilacerada pela violência.
Não respondeu
O governo do Estado ainda não atendeu o pedido do deputado estadual Léo Moraes (PTB) que encaminhou ofício à SESDEC requerendo informações sobre a lotação de todos os policiais civis, militares e bombeiros que estão à disposição de outros órgãos. Tem polícia espalhada por todo o lado, só não tem nas ruas nem nas delegacias.
Será o fim?
A revista Exame informa que os brasileiros estão assistindo mais a vídeos sob demanda, como os oferecidos pelo Netflix e peloYouTube, do que a TV aberta. Segundo uma pesquisa feita pela IMS Internet Media Services, em parceria com a comScore, 82% dos brasileiros consomem vídeos sob demanda e 73% assistem à TV aberta. O estudo foi feito com 8.376 pessoas de seis países da América Latina (2.083 do Brasil) entre os dia 02 e 10 de setembro de 2015. Elas tiveram que completar uma avaliação online sobre o consumo de vídeos digitais nos últimos três meses. De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam 13,6 horas assistindo a vídeos digitais – sendo que 37,5% desse tempo (5,1 horas) é gasto vendo conteúdo em smartphones. Enquanto isso, os usuários estão passando apenas 5,5 horas semanais na frente da TV, seja ela aberta ou paga.
Fraude
A Volkswagen do Brasil confirmou através de uma nota que pouco mais de 17 mil unidades da picape Amarok estão envolvidas no escândalo de fraude na emissão de poluentes. De acordo com a marca, todos modelos 2011 e alguns 2012, sempre equipados com motor diesel, terão que passar por reajustes no software. A picape produzida na Argentina é o único carro no mercado nacional a ter o motor EA189, produzido na Alemanha, que teve um dispositivo instalado para burlar reguladores sobre nível de emissões tóxicas.
Via O Antagonista
Dora Kramer, do Estadão, relata a seguinte história na sua coluna de hoje: “Há cerca de 40 dias, o vice-presidente Michel Temer, e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, tiveram uma conversa sobre um eventual governo de transição. O encontro aconteceu na casa do senador Romero Jucá, em condomínio nos arredores de Brasília. O assunto não prosperou, inclusive porque nesse meio tempo entrou em cena o fator Eduardo Cunha. O vice-presidente quase foi pego de calças curtas em pleno exercício da ‘conspirata’ por um dos agentes de sua equipe de segurança que, preocupado com o sumiço, conseguiu falar com ele por telefone, mas não obteve a localização exata do chefe.” No meio do caminho, há sempre um Cunha. Não precisava haver também um agente de segurança.
Clínica Mais Saúde informa – Boa notícia aos cardíacos, ninguém infarta fazendo sexo
O risco de sofrer um infarto durante o ato sexual é praticamente inexistente. É o que diz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), publicado recentemente no periódico científico Canadian Journal of Cardiology. Os autores revisaram 130 estudos sobre sexualidade, em especial o risco de morte súbita durante a atividade sexual e concluíram que sofrer um infarto durante o sexo é muito raro, mesmo para pessoas com problemas cardíacos. Explicação: a atividade sexual se configura como um exercício de baixíssima intensidade, ao contrário do que muitos pensam. “O gasto energético do sexo é baixíssimo. Em qualquer relação sexual, a etapa mais intensa não dura muito mais do que cinco minutos. Em geral, menos. E o orgasmo, que é o clímax, leva em média de dez a 30 segundos. Isso é muito pouco tempo para matar alguém”, afirmou Claudio Gil Araújo, professor visitante sênior do Instituto do Coração da UFRJ e um dos autores do estudo, ao jornal O Globo. Na revisão, os pesquisadores também esclareceram outros mitos em relação à atividade sexual. Eles afirmam que, embora um indivíduo bem condicionado fisicamente faça sexo melhor no que diz respeito à resistência, força e flexibilidade, não se conquista um condicionamento físico melhor simplesmente por fazer sexo todos os dias. Além disso, de acordo com os autores, dizer que a atividade sexual equivale a subir três lances de escada também não é verdade. “Uma relação sexual, no que diz respeito a gasto de energia, está mais para uma caminhada. E isso não tem muito a ver com a criatividade das posições adotadas”, afirmou Araújo, ao jornal O Globo.
Add Comment