Ploc ‘conversou’ com o Cleber Curti, por telefone, diretamente dos Estados Unidos, onde ele estava participando da Westminter KC em New York.
Olá pessoAU! Hoje quero dar uma dica de como cuidar dos animais que assim como eu possuem pelagem dupla. Mas o que é pelagem dupla? Cães com pelagem dupla ou doublé coat, são cães que possuem 2 tipos de pelagem que é o pêlo longo, e o subpêlo que é mais curto e denso. São várias as raças que possuem essa pelagem dentre elas os spitz, chow chow, akita, hunsk siberiano e samoeida.
Cleber Curti é criador e handler da raça spitz alemão
E para poder escrever para vocês com propriedade, eu conversei com o Cleber Curti, por telefone, diretamente dos Estados Unidos onde ele estava participando da Westminter KC em New York.
Cleber mora em Londrina/PR, é criador e handler da raça spitz alemão, estudante de medicina veterinária, e teve seu primeiro contato com a raça Spitz Alemão no ano de 2004 quando foi procurado por um cliente criador, Paulo Cesar Camargo, proprietário do canil Theo-orodoeth, para preparar e levar seus cães para os campeonatos de beleza do Brasil. E foi aí que Cleber se apaixonou rapidamente pela raça spitz e no ano de 2008 começou a sua própria criação.
Cleber explica que cães de pelagem dupla tem que ter todo um cuidado especial, “banhos semanais prejudicam os cães com pelagem dupla, pois você acaba retirando o subpêlo. A secagem também é muito importante. Você deve usar o soprador para retirar o excesso de água e finalizar com o secador na temperatura morna, mas sempre deve ser feito por profissionais capacitados e que conhecem de verdade a raça. O processo de secagem é demorado pois não pode ficar úmido para não dar fungos e o tratamento de fungo é longo e caro. A escovação no spitz pode ser feita uma vez por semana utilizando escova de pinos sem bolinhas nas pontas e sempre escovando na direção contrária ao nascimento dos pêlos, pois assim você evita a retirada do subpêlo do animal. Jamais utilize rasqueadeira em animais de pelagem dupla.”.
Perguntei ao Cleber sobre tosar o spitz em dias quentes e ele disse “que tosa da raça específica, trimming, que se faz sem prejudicar a pelagem, no caso dos Spitz é feito 100% na tesoura e preservando o máximo o subpêlo do cão. É extremamente errado tosar o spitz pegando o subpêlo, pois os cães de pelagem dupla usam seu subpêlo como isolante térmico para proteger tanto do frio como do calor, tosando a pelagem curta o cão passará mais calor do que com a pelagem longa pois com pêlo curto ele perde a proteção térmica. A tosa feita de forma errada pode ainda causar a alopecia pós-tosa onde os pêlos não crescem mais.”
Cleber complementa ainda, “Spitz tem troca de pelagem duas vezes ao ano e nesta época eles não precisam de suplementos nem vitaminas para pêle, pois essa troca é natural da raça e não deficiência de vitaminas. E a troca é benéfica para renovar a pelagem! Eles precisam passar por essa troca para renovar a pelagem e a utilização de suplementos são para cães com algum tipo de problema na pele e só se deve usar com recomendações do profissional médico veterinário, pois seu uso de forma errada pode causar vários outros problemas fisiológicos ao cão!”.
Os cuidados com os cães de pelagem dupla são os mesmos, o que diferencia entre eles é que algumas raças não necessitam de trimming, como o Akita e o Husk Siberiano.
E para concluir, óbvio que eu perguntei ao Cleber sobre o meu amigo Roy. “Roy é um cão de criação do amigo Rodrigo Pelissão, que desde dos seus três meses de idade quando chegou em casa já se demonstrava diferenciado, hoje até esta data, Roy foi o melhor Spitz Pequeno do Brasil em 2016 e 2018 e se classificou dois anos seguidos na maior exposição das Américas, que acontece no mês de fevereiro na cidade de New York nos EUA, a Westminster KC, sendo campeão de beleza em três países diferentes!”. Eu sou fã número um do Roy! É um encanto de dog.
Mesmo morando no estado do Paraná, Cleber ministra cursos individuais ou para proprietários de Pet Shops e profissionais de banho e tosa em todo o Brasil. Sempre que ele vem a Cuiabá/MT, eu aproveito para dar uma aparada nas minhas madeixas.
Gosto sempre de passar a você, querido leitor da minha coluna, o que há de melhor em conteúdo, informação e credibilidade no mundo pet.
Lambeijokas do Ploc!
FONTE: CIRCUITO MT
Add Comment