A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) dá mais um passo rumo ao mapeamento da qualidade da carne Nelore em todo o país. Pela primeira vez na história, o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo desembarca no Maranhão, em Imperatriz, no dia 3 de novembro, para avaliar cerca de 400 animais no frigorífico Fribal da cidade. Histórica, a etapa conta com a promoção da ACNB em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN), Fribal e Matsuda – que possui uma unidade fabril no município.
André Locateli, gerente executivo da ACNB, destaca a importância da etapa para o objetivo central do Circuito. “Nós promovemos o Circuito com o objetivo principal de integrar a cadeia produtiva, promover a troca de informações e permitir que o produtor avalie sua produção além da porteira de sua propriedade. A avaliação das carcaças é uma ferramenta para conhecermos as qualidades da carne Nelore que já é produzida na região, os pontos positivos a serem valorizados e eventuais pontos onde pode-se evoluir. Assim, todos evoluem! Com a chegada ao Maranhão, quebramos mais uma barreira em busca de promovermos avaliações técnicas em todos as Unidades da Federação, para contribuirmos com a evolução constante do volume e da qualidade da carne brasileira”.
Para Neto Brambilla, da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, a realização da etapa no Maranhão chegou na hora certa. “Essa é uma região que está em crescimento, se desenvolvendo cada vez mais e empregando muita tecnologia na pecuária. O campeonato vai colaborar enormemente com a produção da carne local, que passará a oferecer um produto com cada vez mais qualidade, usando as práticas de produção divulgadas pela associação e o networking vivido na etapa.”
Já Renato Corrêa, do Fribal de Imperatriz, destaca que “o Maranhão ganha relevância com a realização da iniciativa, evidenciando o bom trabalho que os neloristas maranhenses fazem, principalmente relacionado à evolução genética da raça. Ficamos honrados de sermos parceiros da ACNB e sediar as avaliações de carcaça que acontecerão em nossa planta.”
Com mais de 8,5 milhões de cabeças de gado, Maranhão ocupa uma posição importante na produção de carne brasileira, sendo o principal estado do Nordeste na pecuária. Imperatriz foi a escolhida para a realização das avaliações por sua extrema importância na pecuária do estado. Com o segundo maior contingente bovino, o município trabalha com mais de 1,6 milhão de animais.
Calendário nacional
Após essa etapa, o Circuito segue com sua série de avaliações pelo Brasil. Confira as próximas datas:
· 07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
· 08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)
· 10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
· 16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
· 17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)
· 18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)
· 18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)
· 22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)
· 24 de novembro – Friboi – Unid. II – Campo Grande (MS)
· 25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
· 05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
Contatos para inscrições
Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Imperatriz, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Fribal local pelo telefone (99) 99211-0574 – falar com Renato Corrêa.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO
Add Comment