Brasil Produtivo

Circuito Nelore de Qualidade 2024 avaliou mais de 38 mil animais no Brasil, Bolívia e Paraguai

A edição de 2024 reuniu mais de 300 pecuaristas dos três países

Organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade concluiu 2024 como uma referência ainda mais sólida na pecuária brasileira com avaliação das carcaças de bovinos.

Ao todo, foram avaliados 38.066 animais em 35 etapas, sendo 31 no Brasil, em unidades dos Frigoríficos Friboi, Fribal, Frisa e Masteboi, três na Bolívia, no Frigorífico Fridosa, e uma no Paraguai, na unidade do Minerva Foods. A iniciativa contou com o apoio das Associações Regionais do Nelore conveniadas à ACNB, e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“O resultado do Circuito em 2024 foi simplesmente excelente e mostra claramente o crescimento da participação dos pecuaristas, com um número recorde de 327 participantes. Isso reforça ainda mais a importância do evento, que se consolidou como uma iniciativa de relevância internacional.

No Brasil, avaliamos 33.000 animais, e na Bolívia e no Paraguai, tivemos 2.318 e 2.448 cabeças, respectivamente. É gratificante ver quanto o Circuito Nelore de Qualidade tem evoluído e como ele tem se tornado referência no setor”, destaca Victor Miranda, presidente da ACNB.

No total, 12 estados brasileiros participaram do Circuito em 2024, entre eles: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

“Precisamos destacar a maior etapa já registrada no Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade Friboi de Mozarlândia (GO), onde avaliamos 5.100 animais. Esse feito demonstra o comprometimento dos neloristas em buscar a excelência na produção, algo que é realmente inspirador para todos nós”, assinala o presidente da ACNB.

Os premiados do Circuito Nelore de Qualidade 2024 são:

  • Melhor Lote de Carcaças de Machos

Entre os animais machos avaliados em 2024, cerca de 73% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, o que indica que tinham cerca de 2 anos de idade. O peso médio registrado foi de 21,5 arrobas, com 51% dos animais apresentando cobertura de gordura mediana ou uniforme.

Medalha de Ouro: Dalton Dias Heringer – Fazenda Paraíso (Vila Velha/ES).
Medalha de Prata: CFSO Agropecuária Ltda. – Fazenda São João (Campestre do Maranhão/MA).
Medalha de Bronze: José Francisco Figueiredo Micheloni – Fazenda Três Barras (Santa Rita do Pardo/MS).


  • Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens

Medalha de Ouro: Parm Agropecuária – Fazenda Dois Irmãos (Bataguassu/MS).

  • Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados

Medalha de Ouro: Jan Agronegócios Ltda. – Fazenda Tujuri (Eldorado/MS).

  • Melhor Lote de Carcaças de Fêmas

Quanto às fêmeas avaliadas no Brasil, 75% dos animais também apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, com peso médio de 16 arrobas. 79% das fêmeas tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme.

Medalha de Ouro: Nelore OL – Fazenda Vera Cruz (Goianésia/GO).
Medalha de Prata: Agropecuária Nelore Paranã Ltda. – Fazenda Eldorado (Iaciara/GO).
Medalha de Bronze: Agropecuária Roncador Ltda. – Fazenda Roncador (Querência/MT).

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em PastagensMedalha de Ouro: Edilson Antônio Piaia – Fazenda São João (Campo Novo dos Parecis/MT).

  • Melhor Compra de Boi

A Medalha de Ouro foi conquistada pela Equipe de Originação do Friboi de Mozarlândia/GO.

  • Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

  • SOBRE A ACNB  

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal.

Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
FONTE: TEXTO COMUNICAÇÃO

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress