O projeto convocou 234 voluntários na Capital e 164 que irão atuar nas unidades hospitalares estaduais no interior
A recepção oficial dos novos integrantes do projeto Voluntariar foi promovida pelo governo de Rondônia no Teatro Guaporé, em Porto Velho, na terça-feira (1º). O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), proporcionou o primeiro contato entre os voluntários e a equipe de saúde, com discussões sobre o funcionamento do sistema de saúde estadual, além da apresentação dos direitos, deveres, normas de segurança no trabalho e responsabilidades dos envolvidos.
O projeto convocou 234 voluntários na Capital e 164, que irão atuar nas unidades hospitalares estaduais no interior, por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período. A carga horária será de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais, conforme a conveniência e necessidade de cada unidade de saúde.
O secretário de Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou a relevância do trabalho voluntário para o fortalecimento do sistema público de saúde. “O trabalho desenvolvido pela Sesau é vital para a nossa sociedade. Aqui, salvamos vidas, e isso requer compromisso e dedicação. Contar com o apoio e o esforço de todos os voluntários, certamente trará grandes benefícios aos usuários do Sistema Único de Saúde.”
O serviço voluntário no estado de Rondônia foi instituído pela Lei Nº 1.390/2004 e deve ser exercido de forma espontânea, sem vínculo empregatício com a Administração Pública. Os voluntários recebem uma compensação de R$ 68 por dia trabalhado, para cobrir despesas com transporte e alimentação.
ÁREAS DE ABRANGÊNCIA
Foram convocados profissionais das seguintes áreas:
- Administração;
- Arquitetura;
- Biologia;
- Biomedicina;
- Brinquedista;
- Ciência da Informação;
- Contabilidade;
- Direito;
- Educação Física;
- Enfermagem;
- Engenharia Civil;
- Estatística;
- Farmácia;
- Fisioterapia;
- Jornalismo;
- Letras;
- Matemática;
- Nutrição;
- Pedagogia;
- Psicologia;
- Radiologia;
- Serviço Social;
- Terapia Ocupacional; além de técnicos e administrativos.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment