Em jogaço em uma Ilha do Retiro lotada, vozão consegue levar jogo para as penalidades, e garante o tricampeonato na disputa
O Ceará é tricampeão da Copa do Nordeste! Nesta quarta-feira (3), a equipe visitou o Sport, na Ilha do Retiro, e foi bastante pressionado (pelo adversário e apoio maciço das arquibancadas) em contexto onde perdeu no tempo normal por 1 a 0.
Entretanto, com o embate indo para as penalidades, o Alvinegro de Porangabussu se redimiu ao vencer por 4 a 2, graças a grande atuação do goleiro Richard, e conquistou pela terceira vez o troféu regional.
Começo de pressão
A necessidade de buscar o resultado e também o estilo de jogo do Leão fez com que os anfitriões tivessem uma postura agressiva, onde dois erros defensivos do Ceará quase custaram uma precoce abertura do marcador.
Na primeira delas, Richard tocou nos pés de Jorginho e bateu com precisão, mas o arqueiro se recuperou e levou a pelota a tocar no travessão. Logo na sequência, Vagner Love foi acionado em velocidade, onde finalizou e parou em mais uma intervenção do arqueiro cearense.
Mesmo quando não conseguia finalizações mais agudas contra a meta adversária, o Sport persistia no elevado volume ofensivo e deixava seu adversário absolutamente ‘encurralado’ em território além de sem alternativas visíveis para sair da pressão.
Com isso, aos 26 minutos, uma bola cruzada da esquerda foi cortada apenas parcialmente pela zaga do Ceará onde Luciano Juba, na marca do pênalti, bateu forte para inaugurar a contagem na Ilha do Retiro.
Tanto na reta final da primeira etapa como nos minutos iniciais do tempo complementar, o cenário do compromisso não sofreu qualquer alteração, onde o Leão da Ilha era o verdadeiro comandante das ações ofensivas.
Variando os lados de campo e com extrema velocidade de transição, o Rubro-Negro ia confundindo a marcação adversária e abria espaços onde o travessão, os erros de finalização e também participações importantes de Richard mantinham o duelo indo para as penalidades com o 1 a 0 parcial.
Apesar dos esforços empreendidos pela equipe dirigida por Enderson Moreira e em algumas estocadas pontuais do Ceará onde a zaga leonina conseguiu evitar finalizações mais agudas, a decisão da Copa do Nordeste 2023 foi parar nas penalidades máximas.
E, na hora de decidir, Richard novamente apareceu de maneira destacada na partida ao pegar as cobranças de Luciano Juba e Gabriel Santos. Nesse contexto, coube a Erick converter a quinta cobrança e fazer explodir a torcida do Vozão no setor visitante da Ilha do Retiro.
SPORT 1 (2) x 0 (4) CEARÁ
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data e hora: 03/05/2022 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Brigida Cirillo Ferreira (AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Igor Cariús, Ronaldo Henrique (SPO); Danilo Barcelos, Janderson, Richard, Vitor Gabriel (CEA)
Cartões vermelhos: /
GOLS: Luciano Juba, aos 26’/1°T (1-0)
SPORT: Renan; Eduardo, Rafael Thyere (Chico, aos 37’/2°T), Sabino e Igor Cariús (Felipinho, aos 23’/2°T); Fabinho, Ronaldo Henrique (Pedro Martins, aos 37’/2°T), Edinho (Wanderson, aos 23’/2°T), Jorginho (Gabriel Santos, aos 28’/2°T) e Luciano Juba; Vagner Love.
Técnico: Enderson Moreira
CEARÁ: Richard; Warley (Michel, aos 32’/2°T), Tiago, Luiz Otávio e Willian Formiga (Danilo Barcelos, aos 20’/1°T); Richardson, Arthur Rezende (Jean Carlos, no intervalo) e Guilherme Castilho; Erick, Vitor Gabriel (Luvannor, aos 16’/2°T) e Janderson (Chay, aos 32’/2°T).
Técnico: Eduardo Barroca
FONTE: LANCE
Add Comment