‘Potencial do mercado halal para o pescado brasileiro e certificação’ será o tema proposto pelo auditor religioso da CDIAL Halal, Sheikh Yuri Ansare, durante o SeaFood Innovation Show. A palestra acontece hoje (19), às 19h30, e irá destacar as oportunidades para que o pescado brasileiro ultrapasse as fronteiras e se consolide junto aos países árabes, já que os consumidores muçulmanos são mercados em potencial desta proteína.
“O Brasil, que já tem a expertise de exportação de carnes de frango e bovina halal, tem um caminho promissor também com o pescado para abastecer o mercado muçulmano, que está ávido por nossos peixes, como a Jordânia, por exemplo, que demonstrou interesse por todas as espécies de peixes brasileiros. E este é um mercado gigantesco deve movimentar em torno de US$ 5,74 trilhões até 2024 e são mais de 200 milhões de pessoas que residem nos 22 países que compõem a Liga Árabe”, afirma o Sheikh.
Dados exportação – De acordo com dados divulgados pelo Informativo sobre Comércio Exterior da Piscicultura, publicado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e pela Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o Brasil dobrou a receita com as exportações da piscicultura no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021, com uma receita de US$ 14,35 milhões entre janeiro e junho de 2022 ante US$ 7,18 milhões em 2021. Em volume, o aumento foi de 14%. O mercado árabe se destaca como destino nos embarques no pescado brasileiro: a Líbia é o 3º principal destino da proteína, com uma receita de US$ 476 mil, somando 4.931 toneladas nos primeiros seis meses deste ano.
O mercado árabe se destaca como destino nos embarques no pescado brasileiro: a Líbia é o 3º principal destino da proteína, com uma receita de US$ 476 mil, somando 4.931 toneladas nos primeiros seis meses deste ano. A alta mais significativa da receita foi motivada, especialmente, pelo crescimento na venda de produtos com maior valor agregado, sobretudo os filés congelados, que teve aumento de 544% no valor e de 571% no volume exportado.
SeaFood Show América Latina – Acontece de 17 a 19 de outubro, das 13h às 20h, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. É o primeiro evento focado no intercâmbio comercial de pescado de todo o continente, que visa a atualização e negócios entre toda a cadeia. Mais informações no site Seafood Show
CDIAL Halal – É a certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua. Também é a primeira da América Latina a conquistar a categoria para cosméticos e fármacos. Esta certificação é aceita em todo o mundo, inclusive nos países de maior população muçulmana como Malásia, Indonésia, Singapura e Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe).
FONTE: ASSESSORIA LN COMUNICAÇÃO
Add Comment