Utilizado em uma Copa do Mundo pela primeira vez, recurso estreará no futebol brasileiro a partir da próxima fase do torneio mata-mata
Após o sucesso da arbitragem de vídeo na Copa do Mundo e as especulações em torno de sua utilização no Brasil, a CBF confirmou, por meio de um comunicado em seu site oficial, nesta quinta-feira (26), que utilizará o recurso a partir das quartas de final da Copa do Brasil deste ano.
Na nota, a entidade informou que a novidade também será utilizada nos quatro jogos das semifinais e nas duas finais da competição. Ao todo, o VAR (Video Assistent Referee, sigla em inglês para o árbitro de vídeo) estará em 14 partidas na Copa do Brasil de 2018.
O sistema já foi utilizado em competições como a Copa das Confederações, o Campeonato Alemão, o Campeonato Italiano e o Mundial de Clubes da Fifa. Sua primeira aparição em uma Copa do Mundo se deu no Mundial da Rússia, que teve a França como campeã.
Veja trecho do comunicado:
“Os jogos da próxima semana pelas Quartas de Final da Copa do Brasil 2018 terão o recurso do vídeo como auxílio às decisões da arbitragem. Após meses de preparação, cursos e testes realizados pela CBF, o VAR (da sigla em Inglês para video assistant referee) será colocado à disposição nos confrontos de ida e volta entre Grêmio x Flamengo, Corinthians x Chapecoense, Santos x Cruzeiro e Bahia x Palmeiras. Para falar sobre os detalhes do funcionamento, a Confederação Brasileira de Futebol realizará uma entrevista coletiva às 15h desta segunda-feira (30), em sua sede, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro”.
A CBF aproveitou para convocar a imprensa para uma coletiva na próxima segunda-feira, quando dará mais informações sobre o uso da tecnologia. Sérgio Corrêa, coordenador do Árbitro de Vídeo no Brasil, será um dos responsáveis por conduzir a apresentação do recurso.
FONTE: R7.COM
Add Comment