Usar cartão de débito ou crédito se trata de uma grande responsabilidade. Por grande parte das vezes, a falta de conhecimento em relação a estes nos colocarão em situações ruins, onde, por fim adquirimos dívidas.
Ter educação e consciência financeira é fundamental e é algo que vem sendo cada vez mais discutido. Hoje, ainda que as porcentagens de pessoas endividadas sejam extremamente altas, a preocupação com a gestão das contas tem impactado muitos brasileiros.
No artigo de hoje, apresentaremos a você algumas dicas de como usar os cartões de débito ou crédito e evitar dívidas que podem gerar dores de cabeça. Aproveite e boa leitura!
Cartão de débito ou crédito são responsabilidade
Sim, o dinheiro é seu. Você pode e deve usá-lo da maneira que bem entender, sem quaisquer ressalvas ou explicações. Mas, para que isto seja uma verdade absoluta, você deve estar ciente sobre os problemas que podem aparecer na sua vida por conta do seu uso indevido.
Tal conhecimento, por si só, é totalmente capaz de livrar qualquer um de situações indesejadas. Muito se discute, na atualidade, se matérias básicas de economia não deveriam ser ensinadas a crianças, para que estas já fossem capazes de entender a importância de poupar, investir, economizar e cortar gastos.
Ações simples, mas que são a base para se obter estabilidade e independência financeira na vida de qualquer pessoa que consiga praticá-las diariamente, com estas sempre em mente.
Por mais que pareça um desafio (e é para ser mesmo, visto que somos bombardeados a todo o momento por diversas propagandas feitas para nos instigar a compra), qualquer um é capaz de mudar a sua postura em relação a sua economia.
E claro que, ao falarmos de tudo isso, o cartão de débito ou crédito também são incluídos, principalmente o segundo, visto a quantidade de pessoas que se endividam diariamente por conta de usufruírem de um valor que não conseguem pagar.
Com tudo isso dito, pode-se perceber que nenhuma técnica mirabolante irá lhe salvar de seus dividendos se não mudar a própria postura em relação a aquilo que ganha, a sua renda.
Usando um cartão de débito ou crédito de maneira inteligente
Para se utilizar de seus cartões de maneira inteligente, existirão uma série de fatores, junto a uma pequena e rápida análise da situação para que consiga entender em qual cenário cada um será mais benéfico.
Isso não é facilmente perceptível, visto a quantidade de indivíduos em nossa sociedade que, por impulso, apenas sai passando um cartão, sem pensar em qual impacto essa ação pode ter.
Para utilizá-los da melhor maneira, listamos alguns pontos que devem ser observados antes de simplesmente passar o seu na máquina do vendedor e finalizar a compra. Ao começar por:
Para se usar um cartão de débito ou crédito atente-se ao que compra
A primeira observação a ser feita é em relação ao que está comprando e qual o objetivo da aquisição de tal item. Isso é fundamental para avaliar, a situação, qual deverá ser utilizado.
Um consumo, por exemplo, de um suco ou um lanche é muito melhor se pago no débito. Não tem qualquer motivo que seja interessante pagar depois por algo que comeu na rua.
Agora se, por exemplo, você está comprando uma cortina, ou algum outro item que esteja precisando para dentro de casa, então é interessante considerar a opção do crédito.
Débito deve ser utilizado para itens menores em grande maioria das situações. Crédito para maiores, caso não possua o dinheiro na mão ou tenha planos para adquirir mais de um produto ao mesmo tempo.
Para usar um cartão de débito ou crédito, saiba o quanto você tem
Por mais redundante e óbvio que isso possa soar, é uma dica muito necessária a ser dada. Diversas pessoas fazem compras sem saber o quanto têm para gastar, o que acaba gerando em possíveis dívidas.
Logo, elas acabam perdendo o controle, o que, quando somado a outras obrigações, pode resultar em um valor que ultrapassa seu salário, fazendo com que esta, na menor das hipóteses, precise arrumar alguma outra maneira de conseguir um extra. Isso também acontece quando elas recebem o seu pis, por exemplo. Acabam gastando com coisas desnecessárias e que não deveriam ser uma preocupação.
Ter em mente o quanto recebe e gastar em uma proporção menor do que isso pode parecer algo simplório, mas, acredite, muitas pessoas em nosso país gastam muito mais do que recebem.
Cartão de débito ou crédito tem de ser administrado
As dicas aqui fornecidas são as principais entre diversas outras que se pode encontrar. Mas, entender a base para que seja possível aplicar as outras fará com que estas sejam muito mais eficazes.
Para aqueles que desejam crédito para dar início a seus planos, é ideal que procurem empresas no mercado confiáveis e transparentes com o consumidor. A fim de que não caiam em qualquer tipo de enganação ou golpe.
Como um excelente exemplo dessas empresas, a CashMe tem se destacado no mercado por seu compromisso em oferecer empréstimos de qualidade e que cabem no bolso do consumidor. Dentre suas modalidades, o empréstimo online com garantia de imóvel é aquele que tem os juros mais baixos e o seu pagamento é o mais atrativo, pois pode ser feito a longo prazo.
Todo seu processo de contratação é feito via internet, através de uma simulação de empréstimo. Neste momento você informa à instituição todos os dados necessários e fica sabendo quais serão suas parcelas e qual é o tipo de empréstimo que melhor atende a sua necessidade, incrível não?! Sem precisar sair de caso, claro.
Além disso, no blog da fintech você também encontra outros tipos de informações como o calendário de restituição imposto de renda 2021 ou sobre o que é o valor venal de referência, por exemplo.
FONTE: ASSESSORIA CASH ME
Add Comment