Ação executada pelo Centro Especializado em Reabilitação reuniu mais de 80 crianças com Transtorno de Espectro Autista
Em alusão à Conscientização sobre o Autismo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER), realizou mais uma ação de promoção à saúde e bem-estar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas na unidade. Atividades de interação social e estímulo aos sentidos linguístico, comunicativo e emocional são realizadas durante todo ano dentro e fora da unidade. Desta vez, a atividade aconteceu no Parque Circuito, zona Norte da capital.
Ao todo, a iniciativa contou com a participação de 85 crianças, além dos familiares. Entre as atividades realizadas, alongamento, caminhada ecológica, cabo de guerra, futebol, pinturas entre outras brincadeiras que estimulam a comunicação e interação em grupo. Samara Araújo é mãe do pequeno Victor Kauan, que já faz acompanhamento no CER há quase um ano. Para ela, atividades como essa auxiliam no desenvolvimento do filho. “A iniciativa é fundamental para que as crianças tenham uma boa evolução na interação social. Já tem 11 meses que meu filho realiza acompanhamento com as melhores terapeutas”, declarou Samara.
Segundo a gerente do CER, Mayara Souza, a ação é fundamental para proporcionar o bem-estar físico e mental das crianças. “Através dessas brincadeiras é possível trabalhar interação social, além de proporcionar um momento de lazer e estimular a prática de atividades físicas e contato com a natureza”, relata a gerente.
De acordo o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Podendo ser classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas, estão os deficits persistentes em comunicação e interação social, padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional.
SERVIÇO
Em Porto Velho, o CER é referência em atendimentos para pessoas com deficiência física e intelectual. Aos pacientes com TEA, é oferecida assistência com fonoaudióloga, terapia ocupacional e psicologia infantil, buscando aprimorar a interação social e a comunicação através do estímulo de cognição sensorial.
Entre os serviços disponíveis para o público em geral estão fisioterapias, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia respiratória, assistência social e psicologia. O atendimento é ofertado via encaminhamento, após comprovada a necessidade por um profissional médico especialista.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment