Cidades

CAPITAL: Projeto “Sou Servidor e Doo Sangue com Amor” motiva trabalhadores da Prefeitura

Objetivo é incentivar a doação de sangue entre os trabalhadores e a população

Um gesto de amor e que pode salvar muitas vidas. A doação de sangue tem mobilizado muitos servidores da Prefeitura de Porto Velho lotados na Secretaria Municipal de Administração (Semad). Trata-se do projeto “Sou Servidor e Doo Sangue com Amor”.

O projeto, de iniciativa da Semad, iniciou na última quarta-feira (22) e segue até esta sexta (24). Além de doarem sangue, os trabalhadores também incentivam os colegas a fazerem o mesmo.

“É gratificante porque a gente tem a noção de que está salvando quatro vidas. Gosto de ajudar de alguma forma as pessoas e eu acredito que doar sangue é uma maneira”, disse a servidora Marilene Miranda.

Ela conta que é doadora há algum tempo, mas ganhou muito mais motivação quando sua avó, durante cinco anos, precisou de transfusões. “Toda vez que doo sangue eu penso nela”, afirma.

CUIDADOS

O assistente social da Fhemeron, Dimarães da Silva, explica que para doar sangue é preciso alguns cuidados básicos, como por exemplo, estar com saúde, alimentado, pesar no mínimo 50kg e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

Marilene Miranda, servidora da Semad, foi uma das doadoras do projetoMarilene Miranda, servidora da Semad, foi uma das doadoras do projeto

Com relação à idade, pessoas a partir dos 16 anos já podem doar sangue, sendo que os menores precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Todos precisam apresentar documento oficial com foto. Para ser um doador, a pessoa não pode ter contraído hepatite após os 11 anos de idade ou ter diagnóstico positivo para infecções sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C e vírus HIV.

INTERVALO

Com relação aos intervalos entre as doações, Dimarães informa que homens podem fazer quatro doações ao ano, com intervalos mínimos de 60 dias de uma para a outra. Já para as mulheres as doações devem ser feitas a cada 90 dias.

“Toda vez que a pessoa doa sangue tem direito a um atestado médico para que possa descansar e não fazer atividades físicas após a doação. Quem é piloto ou motorista de ônibus não pode exercer as atividades logo após ter doado sangue”, explicou.

PARCERIA

A iniciativa envolve servidores da Semad lotados no Departamento de Patrimônio, Arquivo, Logística, Conservação e Reparo DPLCR/Semad. O Projeto conta com a parceria das seguintes secretarias: Educação (Semed), Regularização Fundiária e Habitação (Semur) e Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – TRANSMISSÃO FINAL DO RONDONIENSE 2025 – Gazin Porto Velho x Guaporé -16/04/25 ás 21h

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress