Cidades

CAPITAL: Prefeitura realiza pit-stop para conscientização e prevenção à hanseníase

Ação abordou motoristas e pedestres no cruzamento das avenidas Calama e Rio Madeira

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), juntamente à Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) e a Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), realizou um pit-stop para conscientizar a população sobre a prevenção à hanseníase. A ação aconteceu na terça-feira (4), das 17h às 18h, no cruzamento das avenidas Calama e Rio Madeira, em frente ao Porto Velho Shopping.

Sheila Arruda, coordenadora municipal de hanseníase, fala sobre a ação: “Nós estamos no Julho Roxo, que é o mês de conscientização de controle da hanseníase, e em alusão ao dia 7, que é o dia estadual de prevenção e combate à hanseníase, estamos com esse pit-stop para divulgar sobre os sinais e sintomas da doença. A hanseníase tem cura, o tratamento é realizado nas unidades de saúde do município”, disse.

Thamires Bennesby, miss Rondônia Mundo esteve presente na açãoThamires Bennesby, miss Rondônia Mundo esteve presente na ação

Albanete Mendonça, que faz parte da equipe técnica e coordenação da Agevisa, destaca que as ações acontecem de janeiro a janeiro, explicando que as ações de conscientização são importantes para que a população saiba sobre os sinais e sintomas precoces da doença. “A Agevisa divulga as ações para todos municípios, e os municípios têm iniciativas como a que Porto Velho está tendo com esse pit-stop, e também nas unidades de saúde. Neste ano ainda teremos a 2ª edição do projeto Art`s Biohans, no Porto Velho Shopping, no dia 7 de julho, às 19h, onde haverá o desfile inclusivo e a propícia geração de renda com o artesanato biosustentavel para pessoas acometidas pela hanseníase, para fazer a inclusão social”, completa Albanete.

Thamires Bennesby, miss Rondônia Mundo esteve presente na ação. “É uma grande honra fazer parte deste evento, fico muito feliz, e é uma causa muito importante”.

Ação aconteceu na terça-feira (4), das 17h às 18hAção aconteceu na terça-feira (4), das 17h às 18h

DOENÇA

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma micobactéria considerada “prima” da tuberculose. Entra no organismo pelas vias respiratórias e se instala na pele e nos nervos.

Na pele, manifesta-se com manchas brancas, rosas e vermelhas, que podem se apresentar de forma mais elevada ou também como caroços vermelhos. Outros sintomas são nariz entupido, pois atinge a mucosa nasal, e diminuição da sensibilidade, tanto nas manchas, quanto em braços e pernas, mesmo na ausência de lesões.

Quanto mais cedo for o diagnóstico da hanseníase melhor, porque o tratamento cura a doença, interrompe a transmissão e previne as sequelas. É muito importante procurar um serviço de saúde quando há sintomas e espalhar as informações para que todos saibam se cuidar.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com