Cidades

CAPITAL: Estudantes da rede pública aprendem sobre cuidados com a saúde bucal

Ação é parte das atividades do Programa de Saúde na Escola desenvolvido pela secretaria de saúde

Cuidar da saúde é um conhecimento importante que deve ser ensinado desde cedo. E o ambiente escolar é o melhor lugar para as crianças aprenderem sobre hábitos saudáveis, prevenção de doenças e noções básicas de higiene, por exemplo.

Em Porto Velho, o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Prefeitura através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), possibilita que estudantes entendam a importância da promoção da saúde.

As ações práticas dentro das escolas do exercício 2023 já foram iniciadas. Na zona Sul, a Unidade de Saúde da Família (USF) Caladinho foi a responsável pela execução de atividades que reforçam a importância do autocuidado na saúde bucal.

Ao todo, 425 alunos participaram da oficina que abordou questões sobre a forma correta da escovação dos dentes, os benefícios de usar o fio dental, qual a escova de dente apropriada para cada idade, aplicação de flúor, entre outras informações pertinentes.

Na Escola Municipal de Ensino Infantil Estrela do Amanhã, a ação atendeu 160 alunos com faixa etária de 3 a 5 anos. Na Escola Municipal de Ensino Infantil Alegria, foram 140 alunos participantes entre 4 e 8 anos. E na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro I, a instrução foi realizada com 125 estudantes com idade entre 10 e 17 anos.

Forma correta da escovação e benefícios de usar o fio dental foram temas ensinadosForma correta da escovação e benefícios de usar o fio dental foram temas ensinadosDe acordo com o diretor da USF Caladinho, Vilmalir Ferreira, é importante conscientizar sobre o cuidado dos dentes desde a infância, para que se tornem adultos com dentes saudáveis. “Durante as atividades, as equipes formada por odontólogos, técnicos de saúde bucal e de enfermagem e agentes comunitários de saúde, avaliam o quantitativo de crianças que apresentam cárie dentária e propõem tratamento em conjunto com a escola, pais e unidade de saúde”.

ABRANGÊNCIA

As ações do PSE são executadas para todos os públicos estudantis, desde os pequeninos, que estão nas creches, até aqueles da idade adulta, no ensino médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

O programa incorpora na rotina de escolas da rede pública municipal e estadual as atividades que integram saúde e educação com foco no bem-estar dos estudantes. As ações são planejadas, discutidas e realizadas de forma estratégica entre as equipes de saúde e profissionais da educação.

Segundo a enfermeira e coordenadora municipal do Programa Saúde na Escola da Semusa, Maria de Lourdes, o trabalho é feito conforme a demanda observada em cada instituição de ensino. Em 2023, o PSE deve atingir 60.897 estudantes da rede pública, sendo executado em 89 de escolas municipais e 36 estaduais.

Entre os temas trabalhados, estão ações de combate ao Aedes aegypti, prevenção ao uso de álcool e drogas, cuidado com a saúde bucal, atualização do cartão de vacinas, além de educação sexual. A coordenadora afirma que este ano o principal foco dos profissionais será o incentivo de uma alimentação saudável e atividades físicas, com foco na prevenção da obesidade infantil.

“Depois da pandemia da covid-19, observamos um número elevado de crianças e adolescentes com sobrepeso, por isso vamos intensificar as ações voltadas para a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos”.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress