Ela foi apontada em pesquisa como a primeira – dama mais atuante na história de Porto Velho
Quando retomou o cronograma de entrega de cestas básicas em janeiro de 2021, a primeira – dama do Município, Ieda Chaves, não imaginava que em dezembro do mesmo ano, realizaria um feito extraordinário na luta contra a fome: a doação, em uma única vez, de doze toneladas de alimentos para mil famílias.
Esse gesto foi à coroação de uma agenda repleta de ações sociais, que ao longo do ano passado, rendeu- lhe aplausos de diferentes segmentos. Pelo empenho como abraçou quem está em insegurança alimentar, tornou- se embaixadora da Campanha Natal Sem Fome, uma das iniciativas mais louváveis do País.
Pesquisa realizada no ano passado por um grupo de intelectuais lhe apontou como a primeira – dama mais atuante na história de Porto Velho. O resultado da consulta foi chancelado pelo vereador Aleks Palitot. Na condição de parlamentar, professor e historiador, ele apresentou propositura solicitando a entrega de título de cidadã portovelhense a Ieda Chaves.
“Perdoe – me todas as suas antecessoras, mas nunca vi uma primeira – dama tão atuante, tão sensível como à senhora”, disse o legislador se dirigindo à homenageada na sessão realizada no Plenário da Câmara Municipal para a concessão da honraria.
Ela foi laureada também por crianças e adolescentes do esporte. Em deferência ao incentivo dela à prática esportiva, os atletas lhe estenderam tapete vermelho na Praça da zona leste, onde aconteceu a homenagem.
Foi reconhecida ainda pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA-RO). Motivo: o apoio que dispensa à entidade desde o início do primeiro mandato do prefeito Hildon Chaves. Ele doa integralmente o salário de chefe do Executivo para ações sociais.
Ao abraçar essa causa, recebeu elogios do apresentador Marcos Mion, cujo filho Romeo Mion, diagnosticado com transtorno do espectro autista, inspirou o pai a lutar pelos direitos das pessoas portadoras de autismo.
Diante dos elogios, a primeira dama declarou: “Dedico esse reconhecimento a cada parceiro”. Apesar das dificuldades agravadas pela crise do novo Coronavírus, a filantropa, que ajudou na vacinação contra Covid – 19 e realizou a festa do Dia das Crianças por meio de uma live, fez um balanço positivo de 2021. “Seguimos com motivação para 2022”, celebra Ieda Chaves, a voluntária do ano.
AUTOR: JOÃO ALBURQUERQUE – FONTE: ASSESSORIA
Add Comment