Cidades

CAPITAL: Defesa Civil segue em campo acompanhando implantação do Plano de Ação de Emergência

Cadastro de famílias ribeirinhas possibilita o mapeamento da população para comunicação ágil em cenários de risco

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, continua em campo acompanhando a implementação do Plano de Ação de Emergência (PAE) que está integrado à Política Nacional de Segurança de Barragens. A ação com foco na prevenção está sendo realizada por todas as empresas que possuem barragens no país, e na capital o trabalho acontece em parceria com a Santo Antônio Energia, atendendo às determinações da Lei Federal 14.066/2020, que estabelece ações em relação à população que vive próxima ao empreendimento.

Uma equipe da Defesa Civil Municipal está no trabalho de visitas junto à equipe da usina realizando o cadastro de famílias que moram nas proximidades. Conforme o PAE, são as famílias desta área que se enquadram na área denominada Zona de Autossalvamento (ZAS), localizada logo abaixo da barragem e consideradas como região alagável para cenários específicos. Para esta comunidade, o plano de ação indica os procedimentos que deverão ser adotados diante de uma eventual situação de emergência com a barragem.

“Essas famílias estão sendo cadastradas e orientadas para os demais passos de execução do PAE. O cadastro possibilita o mapeamento da população para comunicação ágil em cenários de risco”, detalhou Anderson Luiz, gerente de Operações da Defesa, que lembrou ainda que serão instaladas sinalizações específicas para caso haja algum sinistro adverso na usina, como sirenes, placas de rotas de fuga e pontos de encontro. Todas as ações dentro do PAE estão relacionadas ao cumprimento da Política Nacional de Segurança de Barragens.

Além do trabalho rotineiro de monitoramento do nível do rio Madeira, que atualmente está em 10.51 metros, nível considerado normal para o período, a Defesa Civil dá ainda o suporte às comunidades com o abastecimento de água e hipoclorito, por isso, famílias ribeirinhas devem manter o cadastro atualizado junto à Defesa Civil, disponibilizando todos os dados necessários. Caso haja alguma dúvida, basta entrar em contato com a Defesa Civil municipal através dos telefones: 199 ou (69) 98473-2112 .

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress