Nesta quarta-feira, 26 de abril, Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão, a CAARO Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia, realiza uma importante ação mobilizando equipes de saúde, para que possam medir a pressão da população nos tribunais e fóruns de Porto Velho.
Estão envolvidos diretamente nesta ação os estudantes de medicina do Centro Universitário São Lucas, e o apoio à iniciativa conta ainda com a GLOMARON Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, ASPER Plano de Saúde e Prefeitura de Porto Velho.
A hipertensão – pressão alta – mata no Brasil a cada dia 820 pessoas, duas por hora, segundo o mais recente estudo da SBH Sociedade Brasileira de Hipertensão. A doença mata mais do que o câncer e as infecciosas. Além disso, a hipertensão é uma doença idiopática, ou seja, ainda não se sabe qual é o fator determinante para que o indivíduo desenvolva. Mas é comprovado que o consumo excessivo de sal, abuso de álcool, fumo e obesidade são fatores que aumentam as chances de desenvolver a doença.
E a pressão alta é democrática. Ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas. Acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Estima-se que atinja no mínimo 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Mais, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, além de andar de mãos dadas com a diabetes. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.
Por isso medir a pressão e educar através de alertas é fundamental. Para o presidente da CAARO, o advogado Rochilmer Mello, “neste ano temos como prioridade desenvolver ações que possam contribuir para que as pessoas incorporem cuidados e hábitos que melhorem a saúde e o bemestar, pois a saúde é o maior patrimônio do ser humano e toda e qualquer iniciativa para preservá-la é fundamental”.
Fonte: CAARO.RO
Add Comment